3 Dicas para Aumentar as Conversões no Mercado Livre

Um marketplace é sinônimo de alto tráfego e, quanto maior o volume de visitantes navegando no site, maiores serão as taxas de conversão. Novos consumidores, compradores gerando recompras cada vez mais e, com isso, a marca ganha reconhecimento e novos investimentos em marketing. Esse cenário é o ideal para atrair novos lojistas também. Confira agora nossas dicas para aumentar as conversões no Mercado Livre para você não ficar atrás dos seus concorrentes e possa competir de forma saudável!

Vamos lá?

1-    Importância das qualificações e recomendações para as conversões

As qualificações positivas, neutras e negativas são extremamente importantes. Em um futuro próximo, essas qualificações deixarão o marketplace, como informamos nesse artigo sobre a nova reputação do Mercado Livre. Mas outro tipo de recomendação foi ativada desde o fim de 2016. Essa não impactará na relevância do sistema, mas visualmente sim.

Isso é uma grande oportunidade para você criar uma boa imagem e mantê-la, afinal todos que visitarem seus anúncios terão acesso às recomendações e avaliações do produto abaixo da descrição.

Agora a pergunta é: Como fazer isso?

Temos duas sugestões para esse ponto em específico:

A primeira é: envie junto com a embalagem de cada produto panfletos agradecendo a compra. Nesse mesmo panfleto, pergunte sobre a experiência de compra e peça para que o retorno aconteça via Mercado Livre. Essa é uma ação simples, porém deixa nítido para o comprador que você se importa com o que foi enviado e como será após o recebimento.

A segunda dica: utilize sistemas inteligentes de gestão de pedidos, isso aumentará a produtividade da sua equipe através de processos otimizados. Com o aumento da eficiência, vem uma operação mais ágil.

2-    Títulos de anúncios estratégicos para as conversões

Esse é um dos principais fatores na relevância de um anúncio. Após finalizar a leitura desse artigo, essa dica é uma das mais simples e fáceis de colocar em prática.

Através da sua lista de anúncios, copie seus títulos e pesquise na barra do Mercado Livre. Certamente seus anúncios são os primeiros na lista de relevância. Isso porque você está buscando por palavras-chaves que você inseriu em seus títulos.

Agora analise seu produto, tente imaginar como o consumidor o procuraria. Faça as buscas e veja quais palavras estão sendo utilizadas.

É possível ir além através da criação de títulos não explorados. Isso porque ninguém melhor do que você para conhecer seu público e criar títulos com palavras que seus clientes poderiam procurar, não é mesmo?

3-    Como os preços interferem nas conversões no Mercado Livre 

Muitos lojistas pensam que não vão sobreviver no marketplace ao notar tantos concorrentes. Principalmente porque alguns possuem preço muito abaixo do que você pode chegar.

Para esse tópico, daremos duas dicas para aumentar as conversões no Mercado Livre.

A primeira é para caso seu preço mínimo esteja acima do que o atual do seu concorrente. Alinhar bons títulos à reduções de preços pontuais é uma estratégia que aumentará a relevância de seus anúncios. Após chegar à boas posições, você poderá retornar o preço do anúncio ao que for saudável ao seu negócio. É provável que você não consiga um volume de pedidos semelhante ao de seus concorrentes que possuem preço mais baixo, porém ainda assim você estará na competição por clientes e, como sabemos, a decisão de compra fica por conta deles. Que também levam em consideração: fotos, descrição e atendimento. Além das recomendações.

A segunda é para caso você possua uma margem boa se comparada a seus concorrentes e deseja maximizar o lucro. Se você pode vender um produto por R$119,99, mas seus concorrentes vendem a R$169,99 não faz sentido reduzir muito o preço. Variar o preço de acordo com o mercado é a melhor opção para maximizar o lucro e manter um bom volume de pedidos.

Em ambos os casos, sistemas de otimização de processos podem contribuir com funcionalidades de comparação com o mercado, de acordo com suas regras. Seja para ficar mais caro ou barato, se baseando em anúncios específicos de seus concorrentes X e Y.

As três dicas que mencionamos contribuem para o posicionamento de seus anúncios no Mercado Livre. Tornando-os competitivos em uma plataforma que comercializa em média 4,5 pedidos por segundo. Existem outras e compartilharemos com você. Por enquanto que tal aplicar essas para aumentar suas conversões no Mercado Livre e garantir a seu espaço no mercado?

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