5 Métricas Básicas de Ecommerce para Começar a Analisar Já

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Acabou de chegar às vendas online e está perdido nos diversos números que você precisa olhar e analisar na sua loja virtual, métricas de e-mails, redes sociais e muito mais? Fique tranquilo que hoje falaremos um pouco sobre métricas básicas para você começar da maneira correta e saber o que desde já pode ajudar seu ecommerce a melhorar cada vez mais.

É muito fácil você entrar em uma relação de amor e ódio por métricas quando você está tentando aumentar suas vendas e o sucesso da sua loja virtual.

Você ama que há números por todos os lados e você pode ver claramente seu processo em cada variável. Mas você odeia que você pode perder uma semana inteira em cima de um único dado para que ele de fato faça sentido para você.

Por sorte, algumas informações online sobre seu negócio podem ser consultadas por você mesmo. Não há necessidade de se aprofundar tanto quando você está apenas iniciando suas vendas e os relatórios do Google Analytics podem te ajudar quando você estiver pronto.

Como um novo proprietário de ecommerce, há alguns números que você vai precisar ter por perto para alavancar suas vendas. Por isso, existem algumas métricas-chave que vão te guiar desde o início até mesmo quando você for um sucesso no mundo online. Vamos ver quais são?

Tráfego

Primeiro de tudo, você precisa entender seu tráfego. É importante monitorar o número de visitantes que você está atraindo ao seu ecommerce.

A visão geral sobre quantos visitantes você está direcionando para a sua loja é de extrema importância, mas existem algumas palavras-chave no total de tráfego que podem ser mais úteis para encontrar oportunidades de crescimento.

Essa métrica gira em torno de entender seus visitantes. De onde eles estão vindo e quantos estão vindo? Aqui podemos incluir os canais que direcionam para o seu site, canais que o fazem encontrar sua loja. Com essas informações você pode planejar um bom plano de marketing e direcionar para seu público-alvo.

Uma vez que você tem um bom entendimento de como as pessoas encontram sua loja e de onde elas estão vindo, você consegue fazer melhores decisões sobre tudo que envolve os canais de divulgação.

Taxas de Conversão

A taxa de conversão da sua loja virtual é importante de acompanhar porque mostra se seus visitantes estão se tornando clientes ou não.

Não existe apenas uma taxa de conversão que você precisa estar atento. Na realidade, há 3 números em particular que você deve analisar de perto: quantas pessoas incluem produtos no carrinho de compras, quantas pessoas realizam o checkout e quantas pessoas realmente finalizam a compra. Cada estágio pode providenciar para você informações úteis sobre como a sua loja está performando.
Sendo assim, analisar as taxas de conversão podem te ajudar a entender se você está convertendo números significativos de clientes ou se você precisar melhorar e otimizar melhor seu ecommerce.

Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é a disciplina em si, e como você a guia depende do seu segmento, clientes e produto. E você pode entender melhor sobre taxa de conversão com este artigo aqui.

Total de Vendas

Nós não podemos deixar de falar de métricas de vendas sem mencionar o total de vendas. Depois de tudo, essa é uma métrica de sucesso ou falha total para o seu ecommerce. Ou seja, você precisa acompanhá-la sempre para saber se tudo o que você está fazendo para seu ecommerce está gerando vendas de verdade ou não.

Quando você olha para o total de vendas, você precisa entender o que influencia o número de vendas e o porquê disso. Isso inclui saber como cada canal de venda está performando e como suas vendas estão aumentando ao longo dos tempos.

Para entender profundamente como tudo funciona junto, você pode começar a filtrar pelas vendas mensais e quebrar as informações por dia posteriormente. Se você notar alguma tendência, como as pessoas comprarem mais em determinada data ou horário, você pode criar estratégias com base nessas informações e aumentar suas vendas.

Por exemplo, se você notar um pico de vendas na segunda-feira e você não sabe por qual motivo esse dia é popular, você pode analisar as informações do seu tráfego. Como as pessoas estão encontrando sua loja nas segundas-feiras? É diferente do que os outros dias da semana? Isso pode ser um bom ponto para iniciar novas campanhas e ideias.

Ticket Médio

Você também precisa estar atento sobre o valor médio dos pedidos, ou seja, o ticket médio do seu negócio. Isso dependerá da “mistura” dos seus produtos, das suas estratégias de descontos e muito mais. E em um mundo ideal, você gostaria de ver seu ticket médio sempre aumentando.

Seu ticket médio mostra quanto a média dos clientes gastam em uma única transação na sua loja e isso influencia diretamente em aspectos importantes do seu negócio, como as margens de lucro ou a absorção do frete nos demais custos da compra. Aumentar seu ticket médio pode melhorar sua receita sem precisar encontrar novas fontes de tráfego ou jeitos de melhorar sua taxa de conversão. Isso torna essa métrica muito poderosa para otimizar suas vendas.
Se seu ticket médio não está onde você gostaria que estivesse, você deve repensar sobre suas estratégias vendas.

Clientes Novos X Clientes de Retorno

Outra métrica que é importante para mensurar se sua loja está performando bem é a “mistura” de novos clientes versus clientes de retorno. A ideia é que você tenha um equilíbrio entre os novos clientes e os clientes de retorno. Isso constituirá uma boa porcentagens de novos clientes que permanecem com o tempo, mas que precisa estar em constante crescimento para que suas vendas cresçam também.

Como uma regra geral, é mais fácil e barato converter um cliente já existente do que encontrar e converter um novo. Então, todo mundo é um novo cliente em determinado ponto. Para fidelizar um cliente, crie estratégias para proporcionar uma boa experiência de compra no seu site e, claro, pense sempre no pós-venda.

Conclusão

Você não precisa se atentar a todos os números para ter sucesso em sua loja. Com este artigo você já aprendeu 5 métricas importantes que te ajudarão a criar um bom planejamento a partir dos resultados gerados por meio delas.

A medida em que você se sentir mais à vontade para entender melhor sobre dados e métricas, e sua loja for expandindo mais ainda no mundo virtual, você conseguirá tomar boas decisões a partir dos números.

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Alice Bachiega

Alice Bachiega

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