Como vocês já devem saber, marketplace nada mais é do que um shopping virtual. Onde vendedores das mais diversas categorias de produtos conseguem anunciar e divulgar sua marca. Em outro artigo, explicamos um pouco sobre como expandir as vendas do offline para o mundo virtual através de marketplaces.

Dentre os marketplaces mais conhecidos no Brasil estão: Mercado Livre, Submarino, Amazon, Americanas e Walmart. E hoje, listaremos aqui os principais benefícios de vender seus produtos no Mercado Livre.

Você deve estar se perguntando: Por que vender no Mercado Livre? Continue acompanhando este artigo e obtenha a resposta perfeita para esse seu questionamento 😉

O Mercado Livre é um marketplace argentino que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar e vender. Além de pagar, anunciar e enviar produtos pela Internet. Opera em 19 países e é o site de ecommerce mais popular da América Latina em número de visitantes.

Veja abaixo 8 benefícios que tornam o Mercado Livre um dos marketplaces mais importantes e confiáveis para vender produtos online.

1- Risco Menor

Como já é possível imaginar, os riscos de se manter os produtos anunciados no Mercado Livre é muito menor do que os de um e-commerce. Ou seja, do que você ter uma loja virtual própria. Isso porque neste marketplace você paga comissões sobre as vendas.

Isso porque as chances de alguém comprar são maiores do que em um ecommerce, onde você tem que investir para construir uma boa audiência com divulgação e campanhas.

E bem mais diferente também de uma loja física. Dado que você elimina os custos com aluguel do espaço, energia, contratação de funcionários, estoque e tudo o que envolve uma loja física.

2- Visibilidade

O Mercado Livre é o marketplace mais acessado da América Latina. Além disso, ele está na lista dos 10 sites mais populares no Brasil em 2017, segundo a lista de sites Alexa, feita pela Amazon. De acordo com pesquisas internas, o marketplace é acessado por 219 milhões de usuários por mês. Ou seja, ele recebe muitos visitantes diariamente. Contribuindo assim, para uma maior exposição dos seus produtos anunciados ali. Por ter esse tráfego garantido, o Mercado Livre oferece uma maior visibilidade para a sua marca, sem que você precise investir tanto para isso, como propagandas de marketing.

3- Infraestrutura

Um outro grande benefício do Mercado Livre é que toda a infraestrutura necessária para você vender online já está pronta para usar. Seja o marketing de divulgação do marketplace, formas de pagamento e integração com o Correios. Sendo assim, você aproveita dessas vantagens, que são bem confiáveis pelos compradores, sem pagar nada além da comissão por isso. Voltamos sempre ao primeiro benefício: custo.  

A criação e gestão de uma loja virtual são pontos bem complicados para quem está começando no mundo online. Visto que todos os detalhes precisam ser incluídos antes de colocar a loja realmente no ar. Ao vender seus produtos no Mercado Livre, por exemplo, você aproveita toda a infraestrutura existente para começar assim que quiser!

Além disso, o marketplace proporciona aos vendedores todo o suporte técnico necessário para que as vendas ocorram perfeitamente. Desde o primeiro contato do comprador com o marketplace até a entrega do produto em sua casa.

Outro ponto bacana do Mercado Livre é que ele não possui tanta burocracia para anunciar produtos. Diferente de outros marketplaces, ele aprova os pedidos em poucas horas após a criação dos anúncios.

4- Amplo Segmento de Compradores

Por receber um grande número de visitantes diariamente, podemos concluir que sua marca e seus anúncios são expostos para diversos tipos de compradores. Isso contribui e muito para você segmentar seus clientes. Além de aumentar o faturamento e, porventura, a possibilidade de vender novos tipos de produtos ou simplesmente focar em apenas um nicho.

Para você entender melhor, vamos pensar da seguinte maneira: Com uma maior variedade de clientes, a aposta em diferentes produtos pode resultar em novos nichos. Tornando a sua loja um diferencial entre seus concorrentes. Isso porque o Mercado Livre representa uma oportunidade única para cada tipo de segmento.

5- Aumento de Vendas

Unindo o maior número de acessos e o público variado que entra no Mercado Livre, a possibilidade de suas vendas aumentarem no Mercado Livre é grande. Sem contar que, devido ao baixo custo de investimento, o lucro que você obtiver será bem maior também, considerando o aumento de vendas investindo pouco.

6- Relevância em SEO

SEO é uma sigla para otimização dos mecanismos de buscas, por exemplo o Google. Mas dentro de um marketplace como o Mercado Livre, o próprio marketplace é o mecanismo de busca. Ou seja, SEO neste caso é um conjunto de táticas para aumentar a relevância e posicionamento do seu anúncio. Resultando em maior tráfego orgânico, maior taxa de conversão. E, consequentemente, gerando boa reputação e credibilidade com os clientes.

Dentro do Mercado Livre, se você possuir bons anúncios, boa reputação e bons preços, o próprio marketplace vai reconhecer que você é um bom vendedor. E, consequentemente, seus produtos passarão a estar em ótimas posições nas buscas realizadas pelos compradores. Quer entender como ter um boa SEO dentro do Mercado Livre? Confira este artigo sobre SEO para marketplaces.

7- Confiança para Fazer Compras Online

Com o aumento das lojas virtuais de ecommerce, os casos fraudes em sites falsos são frequentes. Devido a isso, os consumidores preferem fazer compras em lojas que já conhecem do que aquelas lojas menores que não são tão conhecidas.

Você deve estar se questionando sobre aonde entra a confiança neste caso, certo? Ao vender seus produtos em marketplaces, como o Mercado Livre, você tem uma ótima maneira de apresentar seus produtos e ter a confiança dos consumidores. Visto que o Mercado Livre é um marketplace muito reconhecido, confiável e bem aceito no Brasil e em toda a América Latina. Outro ponto bem importante e que interfere na confiança, é que o principal meio de pagamento do Mercado Livre é pelo MercadoPago. Este meio permite que os vendedores e os compradores tenham mais segurança e garantia na hora de comprar e vender produtos.

Devido toda a infraestrutura e suporte que o Mercado Livre dá para seus vendedores e compradores, você consegue aproveitar isso para tornar sua marca um grande destaque. Ao contrário do que só vender em uma loja virtual. Além disso, você pode fazer com que sua marca cresça na sua loja virtual justamente por ser uma presença boa no marketplace. O que acha?

Não se esqueça também de sempre transmitir confiança ao cliente desde o primeiro contato dele com a sua marca até depois da finalização da compra. Pós-venda é tudo para fidelizar um cliente.

8- Plataformas de Gestão para Marketplace

Integrar, automatizar e centralizar todos os processos de vendas em uma plataforma de gestão para marketplace é o melhor caminho quando suas vendas forem aumentando. Isso porque você conseguirá gerenciar suas vendas, seja do Mercado Livre, B2W ou Via Varejo, por um único local. Facilitando seu controle de entrada e saída de produtos, gestão de anúncios, perguntas, estoque e também controle de preços e frete.

Conclusão

Se você ainda estava com dúvidas sobre começar ou não a vender online e no Mercado Livre, ao analisar esses benefícios, com certeza você já deve ter uma visão mais ampla de como tudo funciona.

Vender em marketplaces, como o Mercado Livre, é uma ótima opção para quem quer começar do zero com as vendas. Ou também quem quer migrar as vendas em loja física para o mundo virtual. Isso porque o custo de investimento é baixo e compensador. Além da exposição ser alta e as chances de você ser destaque no seu segmento de produto são altas. Basta você ter uma estratégia de negócios bem estrutura e seguir como um diferencial.

Agora que você já sabe quais são os benefícios de vender no Mercado Livre, que tal conhecer algumas dicas para vender mais no marketplace? Confira este Becast!

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