Checklist para Ecommerce: Os 247 Passos do Sucesso

O checklist é baseado em testes com usuários, quantificação de dados qualitativos com dados quantitativos de um questionário padronizado sobre percepções dos usuários sobre a qualidade de um site.

As características e benefícios desta abordagem de avaliação comparativa UX:
Orientado a Conversão: Desenvolvido sob uma ótica de UX, quantificando as percepções dos usuários sobre a proposição de valor de um site, ou por que comprar de um site em comparação com a concorrência.
Quantitativo: com base em mais de 100 entrada de dados de usuários para cada site.
Generalista e Transferível: pode descrever a qualidade de qualquer ecommerce, por isso pode ser usado para realizar uma análise da concorrência, compreenda como os índices se relacionam entre si ao medir antes e após uma mudança de design ou em comparação com um concorrente.
Multidimensional: esta abordagem inclui os principais componentes para medir a experiência do usuário e a qualidade geral de um site.
Padronizado, Normalizado e Benchmarked: foi desenvolvido através de testes extensivos com um um enorme banco de dados de usuários.
Repetitivo: o benchmarking é ideal para quantificar uma linha de base para comparação com as mudanças no design do site.
Ideal para benchmarking competitivo: de forma rápida e confiável saber como seu site é percebido (em dimensões de aparência, clareza, usabilidade e credibilidade) em relação à concorrência.
● Ideal para somar com seus resultados de teste de usuário: 5-10 sessões com usuários fornecem respostas qualitativas e abertas sobre UX, em última análise, fornece uma direção acionável para melhorias de design.

Introdução > Como usar este relatório > Diretrizes de Agrupamento de Categorias

Nós organizamos e marcamos as seguintes diretrizes para ajudar a criar um modelo mental para como agrupar, aplicar e, em geral, pensar em boas práticas de usabilidade através de uma ótica de otimização de conversão.

  1. Dimensão UX
    Existem quatro categorias de dimensões utilizadas para o agrupamento de diretrizes na seção Página Inicial & Site:


    ● Aparência – Aparência geral e sensação de um site
    ● Usabilidade – Facilidade de uso de um site

         ● Credibilidade – Confiança no site para compra

         ● Claridade – Quão clara é a comunicação da proposta de valor de um site para convencer os usuários a comprarem dele e não de um concorrente

  • Componente do site
    Usado para organizar as diretrizes em seções diferentes de Página Inicial & Site e dentro de cada dimensão UX descrita acima, agrupamos as diretrizes em subcategorias.As subcategorias são relativas aos componentes comuns do site ou aos princípios de UX. Os exemplos incluem, mas não estão limitados a:

    ● Texto – As palavras, frases e linguagem utilizada

    ● Design – Elementos incluindo gráficos, cores, imagens, etc.

         ● Navegação – Inclui o menu de conteúdo (por exemplo, sobre, faq, termos, etc.) e o menu transacional (categorias de produtos e subcategorias)

        ● Apresentação do produto – Exibição de produtos e categorias de produtos

        ● Promoções – Anúncios, promoções, produtos em destaque, etc.

        ● Pesquisa – Caixas de pesquisa

        ● Velocidade do site – Fatores que diminuem ou aceleram o tempo de carregamento da página

        ● Hierarquia visual – A proeminência visual dos elementos do site em relação uns aos outros

  • Heurística de conversão
    Para ajudar a colocar cada guia em um modelo mental de teoria de otimização de conversão, nós marcamos cada diretriz com uma “Conversão Heurística”:
    ● Motivação – fatores centrados no usuário que falam sobre o desejo ou necessidade de compra
    ● Claridade – A coerência da mensagem e cópia
    ● Fricção – Usabilidade e fatores de confiança, incluindo fatores mentais e de interface do usuário
    ● Distração e foco – Elementos que desviam a atenção do usuário do objetivo da página

 

Seções das Diretrizes de Ecommerce

  • Página Inicial & site – Aparência – Claridade – Credibilidade – Usabilidade
  • Página de destino da categoria
  • Lista de produtos e página de resultados de buscas
  • Página do produto
  • Ferramenta de comparação de produtos
  • Carrinho & Checkout

Aparência

Página Inicial & Site > Aparência > Hierarquia Visual

  • Evite elementos de design extra e sem sentido que carreguem desnecessariamente a carga cognitiva
  • A hierarquia visual deve seguir a hierarquia de informações – mostre conteúdos menos importante na parte mais baixa da página (as miniaturas diminuem de tamanho conforme você rolar para baixo a página)
  • O menu transacional deve ser mais alto na hierarquia visual do que o menu de conteúdo
  • A proposição de valor deve estar localizada acima da dobra (parte da página que é visível sem necessidade de efetuar rolagem)
  • O menu de navegação deve contrastar a cor com o resto da página
  • Exibir categorias de produtos com miniaturas
  • Faça blocos de conteúdo separados parecerem visualmente distintos e adicione espaço branco suficiente entre eles
  • Evite colocar as promoções do site diretamente acima das listas de produtos

Página Inicial & Site > Aparência > Hierarquia Visual > CTA (Chamada de Ação)

  • O CTA precisa ser visualmente proeminente: contraste de cor, cercado por muito espaço em branco e alto na hierarquia visual da página inicial
  • Os botões CTA geralmente são melhores do que os links, pois garantam muito mais atenção
  • Se você tiver um CTA secundário, ele deve ser menos perceptível (secundário na hierarquia visual)
  • Dê mais atenção ao CTA com pistas visuais

Página Inicial & Site > Aparência > Apresentação do Produto

  • Certifique-se de que os usuários saibam o que você vende. Exiba uma ampla gama de tipos de produtos para comunicar o escopo do seu catálogo.
  • Mostre os produtos e / ou promoção com o maior apelo – para que eles possam clicar em qualquer lugar / interagir com a página.
  • Mostre os produtos em contexto, sendo utilizados
  • Use fotografias de alta qualidade e imagens de produtos
  • Use imagens personalizadas para maximizar o valor percebido e causar uma boa primeira impressão
  • Não mostre mais de 4 produtos por linha; imagens em miniatura maiores ajudam as pessoas a entender o produto melhor
  • Ao usar miniaturas com imagens de produtos, às vezes alguns produtos representam melhor uma categoria do que apenas um produto (ex: para categoria de acessórios em um site de sapatos, uma miniatura para laço de sapato junto com um sapato)
  • Não deixe as imagens ou as promoções do seu site parecerem propagandas

Claridade
Página Inicial & Site > Claridade > Texto

  • Use o menor número possível de palavras.
  • Evite superlativos (por exemplo, “Os melhores sapatos do planeta”). Em vez disso, use especificidades (“1º lugar do rank da revista World Runner”)
  • Use somente palavras chave populares se elas forem necessárias e apropriadas
  • Decida entre “seu” e “meu” (ex: “sua conta” ou “minha conta”) ao definir a comunicação do site e permaneça com ela
  • Evite frases genéricas
  • Espelhe a linguagem de seus clientes: veja as menções de mídia social de sua empresa / produtos / marcas ou pesquisa com clientes
  • Mantenha um tom consistente no texto em toda a página inicial

Página Inicial & Site > Claridade > Texto > Proposta de Valor e CTA

  • O CTA deve ser lido e compreendido em cinco segundos ou menos
  • O CTA deve responder à “principal necessidade do cliente”
  • Fique com apenas um CTA (ao menos para segmentação); se você precisar de mais de um, adicione o segundo como um CTA secundário
  • Não peça muito comprometimento em um CTAs (ex: não diga “comprar agora”)
  • Explicite os benefícios da sua oferta, foque no que o público tem a ganhar invés do que tem a perder (ex: “Leve um Sapato” em vez de “Pague R$200”)
  • Liste seus benefícios com pontos, texto curto e separados por linhas
  • Comunique o que torna sua oferta única e como você resolve o problema dos clientes em potencial (ou melhora a situação deles)

Página Inicial & Site > Claridade > Design

  • A localização do CTA deve complementar a jornada do cliente
  • Elimine elementos de design que tirem o foco da ação que você deseja que seja realizada
  • Evite colocar propagandas (e conteúdo que se assemelhe a anúncios) em locais privilegiados de conteúdo
  • Para evitar que os banners sejam ignorados, opte por promoções relevantes / específicas (promoções sazonais, vendas para determinadas categorias de produtos)
  • Não use locais privilegiados para inserir ícones de redes sociais; exiba-os no rodapé
  • Personalize o conteúdo da página inicial quando possível
Credibilidade

Página Inicial & Site > Credibilidade > Design

  • Mantenha um design moderno e relevante
  • Evite fotos clichê de banco de imagens

Página Inicial & Site > Credibilidade > Texto

  • Evite erros nos textos
  • Verifique e reivindique citações ou links de referência
  • Em vez de criar uma página de perguntas frequentes, responda perguntas em contexto, quando elas aparecem
  • ​​Evite utilizar o CTA para cadastros e compra

Página Inicial & Site > Credibilidade > Menu de Conteúdo

  • As políticas de devolução e reembolso devem ser exibidas visivelmente; links fáceis de encontrar
  • Mostre a organização “real” por trás do seu site; mostre o endereço completo do escritório, número de telefone, funcionários. Anonimato é um luxo para marcas bem conhecidas
  • O menu de conteúdo (rodapé ou menu superior) deve fornecer as informações principais e ser consistente em todo o site
  • Use chat ao vivo e mostre-o no canto inferior direito

Página Inicial & Site > Credibilidade > Prova de Valor Social

  • Se o seu produto foi citado ou endossado, ou se você tem clientes populares, mostre
  • Enfatize o conteúdo gerado pelos usuários, como avaliações e notas
  • Adicione selos de confiança ao cabeçalho e rodapé. Apenas não exagere

Página Inicial & Site > Credibilidade > Pop-ups e Publicidade

  • Utilize pop-ups para usuários que estão prestes a deixar seu site sem comprar e forneça um benefício em troca do seu e-mail

Usabilidade

Página Inicial & Site > Usabilidade > Navegação

  • Quando você precisa usar ícones, use símbolos amplamente conhecidos (ex: um ícone de carrinho de compras ou uma lupa para caixa de pesquisa)
  • Os links devem mudar de aparência ao colocar o mouse em cima e / ou clicar
  • O logotipo deve ser clicável e levar à página inicial
  • Coloque o logotipo no canto superior esquerdo da página
  • Coloque a barra de navegação principal horizontalmente na parte superior da página ou verticalmente no lado esquerdo da página
  • A barra de navegação principal deve ser fixa
  • Limite o número de itens do menu para aumentar a clareza e o foco
  • Limite as opções de navegação para uma ou duas palavras cada
  • Faça os menus suspensos serem fáceis de usar e visualizar
  • Os menus de conteúdo e os menus transacionais devem ser visualmente distintos

Página Inicial & Site > Usabilidade > Navegação > Menu Conteúdo

  • Os itens do menu de conteúdo podem ser projetados como uma barra de navegação secundária no canto superior direito ou no rodapé
  • Se você vende para vários países, coloque a opção de selecionar linguagem e moeda no canto superior direito
  • O ícone do carrinho de compras deve indicar o número de itens no carrinho e no preço total

Página Inicial & Site > Usabilidade > Navegação > Menu Transacional

  • Se os produtos estiverem listados em uma página inicial, use classificação avançada e filtragem (pesquisa com facetas, se as categorias de produtos estiverem listadas, permita que os usuários vejam facilmente agrupamentos de categorias e subcategorias com mega menus)
  • A navegação suspensa deve exibir no máximo os três primeiros níveis de produtos
  • Sempre tenha categorias mãe
  • As categorias mãe no menu transacional devem ser clicáveis
  • Se uma subcategoria pode ser aplicada a duas categorias diferentes, inclua-a em ambas (ex: “mesas de café” em “mesas” e “sala de estar”)
  • Considere exibir categorias principais como conteúdo da página inicial (dependendo da indústria e do escopo do produto)
  • Indique visualmente qualquer escopo padrão do site (ou seja, se um site for definido de acordo com o escopo “Mulheres”, destaque a categoria de produtos “Mulheres” no menu principal)
  • Evite categorias de produtos vagas (“mais”, “variado” e “outro”), a menos que ela exiba dinamicamente mais opções sem demandar carregamento de página (em esforço para reduzir visualmente o número do item)
  • Considere inserir informações e recursos adicionais ao lado de produtos ou categorias (por exemplo, descrições em linha, dicas de ferramentas e artigos explicativos), especialmente para classes de produtos especiais ou de “jargões pesados”
  • Promover subcategorias na página inicial acelera a jornada de busca
  • Mostre categorias especiais como grupos de “novos” e “promoção”

Página Inicial & Site > Usabilidade > Carrossel de Imagens

  • Evite utilizar carrosséis de imagens automáticos
  • Conteúdo do carrossel de imagens – O que há nas imagens do carrossel deve ser relevante e não se parecer com um anúncio
  • Interação com o carrossel de imagens – deve rodar manualmente, mas caso tenha que rodar automaticamente, então deve ser lentamente, normalmente 5-7 segundos no mínimo e mais com textos pesados
  • Interação com o carrossel de imagens – deve ter controles óbvios e deve congelar com qualquer interação, incluindo ao passar o mouse em cima

Página Inicial & Site > Usabilidade > Pesquisa

  • A barra de pesquisa deve estar localizada de forma proeminente no centro do site ou no topo direito da página e grande o suficiente para uma palavra buscada moderadamente longa
  • Rotule a barra de pesquisa com a palavra “Pesquisar” ou algo similar
  • A barra de pesquisa deve ser fixada para que os usuários possam pesquisar, independentemente de onde estão na página.
  • A barra de pesquisa deve ter capacidades de preenchimento automático e corrigir erros de ortografia
  • A pesquisa deve se otimizar para compartilhar informações mais relevantes, além de compartilhar pesquisas similares e / ou populares, à medida que os usuários digitam na barra de pesquisa
  • Permita aos usuários a capacidade de pressionar a tecla enter como atalho para procurar (em vez de ser obrigatório clicar apenas no botão “Pesquisar”)
  • Permita filtragem / categorias ao usar a barra de pesquisa para reduzir / simplificar a busca
  • Inclua imagens do produto no campo de pesquisa do site conforme as sugestões de resultado forem sendo exibidas
  • A busca deve ser regional, fornecendo resultados na terminologia local

Página Inicial & Site > Usabilidade > Velocidade do Site

  • Comece a usar um CDN (Content Delivery Network)
  • Hospede seus arquivos estáticos na nuvem que usa um CDN
  • Instale o Google PageSpeed ​​em seu servidor
  • Diga ao seu provedor de hospedagem ou administrador do sistema que deseja que o Memcached seja instalado
  • Otimize suas imagens reduzindo o tamanho e peso de carregamento
  • Use um host rápido da Web ou seus próprios servidores
  • Minimizar tempos de ida e volta (RTTs)
  • Use o armazenamento em cache
  • Comprime seu site com o gzip ou deflate
  • Adicionar um Expires Header
  • Desligue todos os plugins ou extras que você não precisa ou use
Landing Page (Página de Destino)

Página de Destino da Categoria > Design

  • Considere se seu site requer uma página de destino para categoria
  • Gráficos e miniaturas do produto em sua página de destino da categoria devem representar a amplitude da categoria
  • As imagens de produtos na página de destino da categoria devem levar à sua página de produto correspondente
  • Filtros e marcas populares podem ser exibidos na página de destino da categoria

Página de destino da categoria > Design > Hierarquia de Categorias

  • Considere se suas categorias devem ter uma hierarquia profunda ou superficial
  • Os usuários não devem ter que pesquisar mais de 4 níveis na hierarquia
  • Categorias mãe superficiais confundem os usuários, evite-as

Categoria Página de destino > Design > Subcategorias

  • Exiba a opção de visualização de produtos em lista vertical e em grade com miniaturas
  • Ofereça categorias / subcategorias temáticas (sazonais, promoções, etc.)
  • Objetive ter 10 ou menos subcategorias por categoria
  • Coloque subcategorias em várias categorias quando apropriado / necessário
  • Crie uma subcategoria de acessórios para cada categoria que tenha acessórios

Categoria Página de destino > Categoria Nome e Texto

  • Os nomes de categorias nunca devem sugerir produtos sobrepostos (ex: “cuidados com o gramado” e “cortadores de grama”)
  • Os nomes das categorias devem ser descritivos e comuns (“sobre nós” supera “experiência da empresa”)

Lista de Produtos & Resultados de Busca

Lista de Produtos e Página de Resultados de Busca > Design

  • Considere atentamente a quantidade de produtos por linha a serem exibidos
  • O design da página da lista de produtos (grade x lista) deve corresponder com o tipo de produto
  • Considere o melhor design de página para sua lista de produtos específicos
  • Mostre o número total de produtos quando a lista de produtos for paginada

Lista de Produtos e Página de Resultados de Busca > Design > Imagem do produto

  • A miniatura do produto deve revelar o produto em contexto, a miniatura secundária deve revelar o produto por conta própria
  • Revele imagens adicionais do produto que aparecem ao se passar o mouse, ou como uma galeria de imagens; as fotos podem mostrar todas as variações de um produto, diferentes ângulos / facetas ou atributos ocultos de um produto
  • Considere qual miniatura do produto seria mais efetiva para o produto específico em mãos: uma foto do próprio produto ou da embalagem do produto
  • Os pacotes do produto devem ser diretos para capturar todos os detalhes do produto pequeno que estão na embalagem
  • Capture a imagem do seu produto em um ângulo específico se desejar capturar a profundidade física do produto

Lista de Produtos e Página de Resultados de Busca > Informações sobre o produto

  • Crie um design de listas de produtos para que os usuários não tenham que ficar pulando de página em página
  • O topo da lista de produtos deve comunicar variedade de produtos disponíveis
  • Mostre apenas os atributos de produto mais essenciais na lista de produtos
  • Para categorias combinadas (por exemplo, “sofás e almofadas”), exiba ambos os tipos de produtos no topo da lista de produtos
  • Para produtos em uma embalagem, mostre um preço por unidade na lista de produtos
  • Comunique todas as variações de um produto na lista de produtos (por exemplo, “disponível em mais 6 cores”)
  • Mostre compatibilidade (por exemplo, capa da câmera se encaixa no modelo da câmera X) na lista de produtos
  • Ofereça uma ferramenta de comparação de produtos

Lista de Produtos e Página de Resultados de Busca > Elementos de Confiança

  • Mostrar classificações (nº de avaliações / notas) na lista de produtos
  • Os produtos com boas avaliações e notas devem ser promovidos para cima
  • Evite páginas de “zero resultados encontrados”

Lista de Produtos e Página de Resultados de Busca > Filtros

  • Ofereça opções de filtragem
  • Não confunda disposição e filtros
  • Escolha filtros altamente relevantes (depende do produto em mãos)
  • Saiba como as pessoas usam seus filtros, ajuste-os de acordo
  • Promova filtros populares no topo da lista
  • Os filtros na lista de produtos devem ser elevados na hierarquia visual
  • Os valores de filtro devem ter caixas de seleção
  • Permitir aos usuários selecionar mais de um filtro
  • Mostre quantos produtos se aplicam a cada escolha de filtro entre parênteses ao lado da escolha do filtro
  • Somente exiba os valores de filtro que se aplicam ao que está disponível
  • Ofereça filtros temáticos (ex: filtro “camisolas de outono” na lista de produtos de blusas e casacos)
  • Ofereça uma opção “Limpar tudo” para seleções de filtro
  • As ferramentas de filtro devem ser fixas, especialmente para rolagem infinita e listas de produtos com “carregar mais “
  • O menu de filtro horizontal e o menu do filtro vertical devem ter o mesmo alinhamento superior
  • A barra de filtragem horizontal no topo da lista de produtos (pode ser adicional às opções de filtragem vertical esquerda) funciona melhor quando há apenas algumas opções de filtragem
  • Quebre listas de filtragem longas após cerca de 10 valores de filtragem e indique claramente que está quebrando com o texto “ver mais opções”
  • Cada seleção de filtro deve ser uma ação separada no histórico do navegador (muitos usuários dependem do botão Voltar)
  • Atualize automaticamente os resultados da pesquisa depois que um filtro foi selecionado (ou desmarcado)

Lista de Produtos e Página de Resultados de Busca > Classificação

  • Acompanhe a convenção: projete opções de classificação, como uma caixa suspensa, perto da parte superior da página, rotulado como “Classificar por”
  • Ao classificar uma lista de produtos através de classificações de clientes, leve em conta o número de classificações
  • Ao classificar por preço: ofereça a opção de classificação por preço do item e / ou preço por unidade
  • Ofereça a opção de classificação original (de produção, publicação, etc.) para produtos cuja data original é relevante
  • Ofereça uma opção para ordenação e classificação de sugeridos; pode ser útil para grandes listas de produtos

Página do Produto

Página do Produto > Design e Texto

  • As imagens dos produtos devem ter um fundo simples (idealmente branco ou cinza)
  • A página do produto requer um botão CTA (geralmente “adicionar ao carrinho”)
  • Se você oferece compra com retirada na loja, adicione um CTA “encontre na loja…” à página do produto (e explique como funciona)
  • Ofereça um botão “lista de desejos” ou “favoritos” além do botão “adicionar ao carrinho”

Página do Produto > Informações Sobre o Produto

  • A página do produto deve mostrar todas as variações possíveis (tamanhos, cores, modelos)
  • A imagem do produto deve oferecer o máximo de informação possível na aparência do produto (visão 3D, ampliador de zoom, etc.)
  • Mostrar produtos em contexto e escala precisos
  • Se uma variação do produto (por exemplo, tamanho) não estiver disponível, isso deve ser imediatamente aparente
  • Ofereça um sistema de notificação por e-mail para quando os itens esgotados em estoque estiverem novamente disponíveis no estoque
  • Ofereça um link com um guia de tamanhos na página do produto (se aplicável ao produto)
  • As amostras de cores devem ser precisas
  • Gere impulso, senso de urgência e / ou escassez (mostre que restam poucos itens em estoque ou um timer exibindo quanto tempo falta para terminar uma promoção)
  • Considere adicionar vídeos dos produtos à página do produto
  • As informações de comparação (por exemplo, dimensões, materiais) para produtos similares devem ser apresentadas em um formato visualmente semelhante para que as pessoas saibam onde procurar quando forem comparar produtos
  • Para produtos caros: exiba opções de pagamento (destaque o valor de cada parcela para amenizar a percepção negativa do preço cheio)
  • O compartilhamento social é mais eficaz na “página de agradecimento” do que na página do produto

Página do Produto > Informações Sobre o Produto > Descrição do Produto

  • Crie descrições de produtos únicas (não use a do fabricante)
  • Cada frase na descrição do produto deve dizer aos compradores algo que eles não sabiam antes (não fala para eles que é chocolate se eles estão comprando uma caixa de chocolates)
  • Reúna e analise as avaliações dos produtos para ver o que as pessoas mais gostam. Inclua as descobertas na descrição do produto
  • A descrição do produto deve abordar os medos, incertezas e dúvidas – descobrir o que são
  • Escreva suas descrições de produtos no estilo do seu público-alvo
  • Compartilhe funcionalidades / recursos e benefícios
  • Use uma linguagem específica na descrição do produto (“melhor valor” vs “prêmio ganhou X 4 anos seguidos”)
  • Seja altruísta, venda por uma “causa”

Página do Produto > Informações Sobre o Produto > Envios e Devoluções

  • Exiba a política de envio e devolução na página do produto
  • Mostrar o tempo estimado de entrega

Página do Produto > Elementos de Confiança

  • Mostre avaliações e notas na página do produto
  • Não tenha medo de incluir algumas críticas negativas
  • Ofereça opções de classificação para comentários
  • Pergunte “este comentário foi útil?”

Página do Produto > Navegação

  • Siga as boas práticas e adicione os Breadcrumbs (caminho do link) perto do topo da página
  • Na página do produto, ofereça links de Breadcrumbs com base hierárquica

Página do Produto > Acessórios e Produtos Relacionados

  • Ofereça produtos similares / recomendados na página do produto
  • Ofereça acessórios e complementos na página do produto
  • Link os produtos as suas páginas de produtos originarias quando forem exibidos em outras páginas do site
  • Produtos similares, produtos recomendados e acessórios / complementos devem ser inseridos em áreas separadas e distintas na página do produto
  • Mostre “itens vistos recentemente”
  • Permita que os usuários desmarquem ou desativem “itens vistos recentemente”

Ferramenta de Comparação de Produtos

Comparação de Produtos > Design e Interação

  • Escolha o método de comparação correto para sua situação: Ferramenta de Comparação, Método de Filtro ou Automático
  • Mostre uma notificação quando um produto for adicionado a lista de comparação e, na sequência, diga aos usuários o que fazer a seguir
  • O indicador de comparação de seleção deve ser fixo ou se de outra forma, extremamente acessível
  • Siga as boas práticas de design: exiba uma caixa de seleção abaixo ou acima da imagem do produto, indique “selecione para comparar” ou simplesmente ‘comparar’
  • A ferramenta de comparação também deve ser oferecida nas páginas de resultados de pesquisa
  • Adicione um CTA de “adicionar ao carrinho” para cada produto
  • O botão “Fechar” ou “Voltar aos resultados” deve estar visível
  • Permita que os usuários enviem por e-mail, imprimam e salvem as tabelas de comparação de produtos
  • Ofereça uma funcionalidade onde os usuários passem o mouse sobre frases / jargões técnicos para ver uma definição ou descrição
  • Cada imagem do produto deve ser clicável, levando à página do produto
  • Se houver muitas especificações para comparar, elas devem ser organizadas, agrupadas e fáceis de analisar

Comparação de Produtos > Informações Sobre o Produto

  • Evite comparação de produtos se todas as informações de diferenciação estiverem exibidas na página da listagem de produtos
  • A página de comparação deve mostrar consistentemente as mesmas especificações para todos os produtos, nomes consistentes, sem células vazias, etc.
  • Inclua de forma proeminente a nota e número de avaliações para cada produto na página de comparação

Carrinho & Checkout

Carrinho & Checkout > Interação do Carrinho

  • Considere o próximo movimento depois de adicionar o produto ao carrinho: enviar para a tela de checkout ou permaneça na página do produto? Teste qual fluxo é mais benéfico para o seu negócio
  • Se permanecer na página, o mini carrinho deve aparecer sempre que um item for adicionado ao carrinho de compras
  • Mantenha a notificação / conteúdo do carrinho de compras aberto até o usuário clicar em outro lugar ou for levado para outro lugar
  • Exiba informações essenciais na página do carrinho: miniatura do produto, nome e preço, etc.
  • A miniatura do produto deve exibir essa variação apropriada (se o cliente encomendou uma camisa AZUL, a miniatura deve mostrar uma camisa AZUL)

Carrinho & Checkout > Fluxo de Checkout

  • O processo de compra deve ser linear e claro
  • Para pagamentos com muitos campos de formulário, o formato de formulário em sanfona funciona melhor
  • Mostre indicadores de progresso ao longo do processo de compra
  • Evite os botões “redefinir” e / ou “limpar”
  • Evite palavras contextuais para botões CTA (ex: “continuar”)

Carrinho & Checkout > Elementos de Confiança

  • Mostre os certificados de segurança na página de checkout
  • Reforce visualmente os campos do formulário de cartão de crédito
  • Forneça um link para a política de privacidade ao longo do processo de checkout
  • Se os pagamentos forem feitos com segurança SSL (HTTPS), informe seus clientes
  • Forneça informações de contato e chat ao vivo para qualquer dúvida ao longo do processo de checkout

Carrinho & Checkout > Contas de Clientes

  • Não force os compradores a se registrarem no seu site antes de comprar, ofereça um checkout como convidado, sem necessidade de cadastro
  • Ofereça um incentivo para o registro da conta OPCIONAL no momento do checkout (ex: desconto, frete grátis)
  • Ao criar uma senha, os requisitos de cadastro devem ser claramente exibidos

Carrinhos & Checkout > Campos do Formulário

  • Ao criar formulários: os campos solicitados devem ser ordenados por facilidade de preenchimento; dos mais fáceis para os mais difíceis de preencher
  • Facilite a digitação com: auto formatação de campos, suporte copiar / colar, faça sugestões de preenchimento (nem sempre!), etc.
  • Indique se cada campo é obrigatório ou opcional, a menos que todos sejam obrigatórios
  • Se um campo obrigatório tiver sido perdido ou preenchido incorretamente, crie imediatamente um alerta visual
  • O formato da data de validade no formulário e no cartão de crédito devem ser iguais
  • Adicione um só campo para nome e número de telefone; transformar esses dois campos em mais campos é desnecessário
  • O formulário deve ser uma única coluna (não colunas múltiplas)
  • Os formulários devem oferecer botões de opção sobre a caixa de seleção suspensa (dropdown)
  • Os compradores devem poder editar as informações do cartão de crédito sem pausar ou deixar o processo de pagamento
  • Não faça os campos do código de cupom proeminentes

Carrinho & Checkout > Envio e Faturamento

  • O total deve ser detalhado: preço, impostos, frete, descontos
  • Forneça e exiba claramente as opções de envio (incluindo a opção de retirada na loja)
  • Forneça frete grátis, se possível, ou ofereça frete grátis ao gastar R$X ou mais
  • O endereço de cobrança deve ser o endereço de entrega por padrão
  • Exiba as opções de pagamento aceitas

Carrinho & Checkout > Presente

  • Inclua uma caixa de seleção “este é um presente” para configurar opções de embrulho
  • Ofereça várias opções de presente como mensagens, vale presentes, opções de embrulho e kits de presentes
  • Mostre aos clientes como será o presente para o destinatário

Espero que você tenha gostado do nosso checklist para ecommerce e principalmente que ele te ajude a vender mais.

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