Como a Becommerce pode Melhorar seu Pós-Venda

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Por que Plataforma de Ecommerce para Pós-venda?

Quando um cliente finaliza uma compra no seu ecommerce ou marketplace o trabalho de pós-venda está só começando. Nesse momento você precisa acompanhar o pedido e atualizar o status de entrega, gerenciar os processos de envios, transporte e entrega do produto e proporcionar um bom atendimento ao cliente. Entenda mais sobre o que é pós-venda e qual a sua importância aqui. É aqui que entra o auxílio de uma plataforma de ecommerce para pós-venda. 

Imagine fazer tudo isso manual e individualmente para cada pessoa que comprar com você? 

Administrar todo o seu ecommerce demanda tempo e fazer tudo manualmente acaba complicando ainda mais as tarefas, não é mesmo? Você que pretende profissionalizar ainda mais o seu negócio precisa utilizar ferramentas e plataformas que melhorem seus processos. Fazer um bom pós-venda também se enquadra nisso e é por isso que hoje falaremos da Becommerce.

A Becommerce é uma plataforma de gestão de vendas para ecommerce e marketplaces. Com ela, é possível centralizar e automatizar todas as etapas do processo de venda. Promovendo economia de tempo, aumento de eficiência e, consequentemente, da lucratividade da operação. Mas, você deve estar se perguntando aonde o pós-venda se encaixa nela, certo?

Uma plataforma de ecommerce como a Becommerce facilita todo o seu contato com o cliente. Porque boa parte dos processos são automatizados.

Falando especificamente do pós-venda, no caso da Becommerce, confira os módulos que vão te ajudar a melhorar seu pós-venda,  fidelizando clientes e obtendo maior lucro no futuro.

Gerenciar Vendas
Ao manter o status do pedido sempre atualizado, você garante que o cliente saiba exatamente como anda o processo de compra para que o produto dele seja entregue de maneira eficaz.

Com o módulo de Gerenciar vendas da Becommerce, todos os dados dos pedidos aparecem na mesma tela. Sem que você precise procurar muito para ver os detalhes da compra. Ou seja, tudo que é necessário para que uma compra seja aprovada está ao alcance dos seus olhos.

Além desses pontos, você tem total acesso aos dados de suas vendas e dos seus clientes. Facilitando contatos futuros e também a criação de campanhas segmentadas, de acordo com o que foi comprado anteriormente por ele.

Com o módulo de gerenciar vendas, é possível manter todos os pedidos organizados da maneira que você achar melhor. Bem mais prático do que criar planilhas manualmente, não acha? Além disso, você conseguirá descobrir quais pedidos estão atrasados para entrega e, desse modo, informar o cliente. Ou então, ver se falta alguma informação do cliente para o pedido ser validado.

Essa atitude de informar o cliente antes mesmo dele entrar em contato com você é muito bom para o seu pós-venda ser eficiente. Lembre-se: o cliente prefere o contato humano e, com isso, verá que você se importa com ele. A forma de tratar o cliente é um fator decisivo para que ele faça uma outra compra com você.

Ao ver que o pedido já foi entregue, você pode entrar em contato com o cliente para saber o que ele achou do produto. Receber um feedback pós-compra é essencial para você saber se está vendendo da maneira correta ou se precisa melhorar em algum aspecto. Manter um bom relacionamento com o cliente, oferecer oportunidades exclusivas, tratá-lo bem e ter o máximo de informação útil é ótimo para estruturar seu pós-venda.

Conheça mais sobre este módulo aqui.

Atender Clientes

Já falamos sobre você ter canais de comunicação abertos para o contato do cliente. E seja para receber reclamações, críticas, elogios ou dúvidas, você precisa ter em mente que atender bem seu cliente e com respostas satisfatórias é essencial tanto no pré-venda quanto no pós-venda.

Com a funcionalidade de Atender Clientes, a Becommerce oferece aos usuários uma maneira prática e eficiente de dar esse suporte comentado acima. Com ela, é possível habilitar a abertura de tickets em qualquer etapa do processo de venda, de maneira mais direta. Isto é, sem precisar reclamar ou enviar mensagens dentro do marketplace em que a compra foi efetuada. Isso faz com que você atenda rapidamente, não perca a credibilidade dentro dos marketplaces e mantenha uma boa comunicação com o cliente, evitando que erros operacionais aconteçam.

A funcionalidade de atender clientes é bem prático e fácil. Basta enviar o link de atendimento de chamados quando um pedido é aprovado, para que o comprador informe algum problema com os dados antes do envio do produto. Ou então, envie um e-mail quando o produto for entregue. Dessa forma o cliente conseguirá informar possíveis problemas via chamado ao invés de abrir reclamações pelo MercadoPago.

Funcionalidades assim fazem com que você crie vínculo com seus clientes. E esse é um excelente ponto para o pós-venda, visto que os clientes ficarão bem mais satisfeitos com sua empresa. Ou seja, é um ótimo fator para o cliente virar promotor ou detrator da sua marca. Cabe a você decidir o que o cliente tornará. Conheça mais sobre esse módulo aqui.

Enviar E-mail Marketing

Contato. Lembre-se sempre disso, sempre. Ter contato e criar relacionamentos é de extrema importância na nossa vida pessoal e isso não seria diferente na profissional.

Ao ter todo o histórico no módulo de Gerenciar vendas, você consegue criar campanhas específicas para cada cliente, certo? Mas para você não ter que enviar do seu próprio e-mail, no horário mais favorável, existe o módulo Enviar E-mail Marketing. O objetivo dele é enviar campanhas direcionadas para quem compra com você, criando maior interação e relacionamento com o cliente.

Com esse objetivo, você consegue trazer o cliente para mais perto, fidelizando-o à sua marca. A partir do momento em que ele compra com você, ele pode receber promoções suas com produtos relacionados àquele que ele comprou. Perfeito, não? Assim, você consegue enviar oportunidades exclusivas de descontos, kits de produtos e até mesmo cupons promocionais.

Isso fará com que o cliente perceba que você se importa com o que ele compra e está sempre sugerindo complementos e melhorias para a compa inicial.

Com este módulo, você consegue filtrar cliente por cliente a fim de mantê-lo sempre atrelado à sua marca, ou melhor, você o mantém informado em relação à produtos que você sabe que ele provavelmente vai gostar de ter.

Além disso tudo, você consegue agendar o envio dos e-mails. Consequentemente, é possível configurar horários e dias que seus clientes possivelmente irão abrir o seu e-mail, ao invés de ignorar caso veja horas ou dias depois. Conheça mais sobre esse módulo aqui.

Por que a Becommerce vale a pena?

Com a Becommerce, você consegue otimizar seu tempo e todos os processos da venda. Proporcionando para você, vendedor, mais tempo para se dedicar a experiência de compra e pós-venda. Ao deixar os clientes felizes, você terá muito mais lucro e muito mais vendas.

De início todo comprador conhece o marketplace em que está, mas não conhece a loja que pretende comprar. Isso é comum, mas com um bom pós-venda, você consegue dar espaço para o cliente notar a sua marca e se fidelizar a ela.

A experiência de compra é um dos fatores mais importantes que um vendedor deve pensar e se adequar. E a forma de tratamento é o que mais pesa nisso. Ou seja, se a experiência de compra for boa, o cliente vai se lembrar muito bem da sua loja, tornando um promotor da sua marca.

Mas… O que é uma boa experiência? É ter o produto em estoque, despachar para envio rapidamente, responder as perguntas e dúvidas de forma rápida, sem deixar de ser gentil. Portanto, para você conseguir proporcionar essa experiência e ter controle do seu negócio, você precisa de tecnologia. Pois, se formos falar de escala, você não consegue atuar dessa maneira com 3 mil clientes, por exemplo.

Tenha um excelente pós-venda com os módulos da Becommerce! Conheça mais aqui.

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Alice Bachiega

Alice Bachiega

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