Como Atrair Clientes Oferecendo Descontos

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Ofertas, cupons, descontos e promoções. Terá um momento em que a maioria dos vendedores online, seja em marketplace ou ecommerce, terão que decidir se é viável oferecer descontos, qual é o momento perfeito para isso e qual será o valor de desconto.

Dar descontos em sua loja online pode ser uma arma poderosa para aumentar sua taxa de conversão. Porém, se fizer isso sem planejamento, essa estratégia pode prejudicar muito a sua marca e, consequentemente, acabar com a sua lucratividade.

Neste artigo, vamos ver alguns prós e contras sobre oferecer promoções para a sua loja online. Além de analisar as maneiras mais comuns de usar os descontos para aumentar as conversões e tornar seus compradores fiéis a sua marca.

Vamos lá!

Fidelização de Cliente

A fidelidade do cliente é quando os clientes escolhem sua marca em relação a qualquer outra marca, com base em uma interação anterior que tiveram com você. Os clientes são fiéis às marcas por causa de experiências positivas e consistentes que tiveram os produtos e com o atendimento em si da marca. Algumas marcas também têm programas de fidelização de clientes, que incentivam e recompensam os compradores que retornam.

Concentrar-se na fidelidade do cliente é benéfico para a maioria dos vendedores online. Um relatório da Stitch Labs descobriu que os clientes que retornam a comprar em uma mesma loja gastam em média mais de 120% ao longo de um ano.

Embora a fidelidade do cliente possa ser medida com base em métricas como número de compras, frequência de compra e valor da vida útil do cliente, os verdadeiros clientes fiéis estão emocionalmente ligados à sua marca de alguma forma. Seus clientes mais fiéis se tornam os maiores defensores de sua marca, impulsionando a aquisição de clientes.
Uma maneira de gerar fidelidade do cliente (e aquisição de clientes) é por meio de ofertas, descontos e ofertas.

Os Prós e Contras de Oferecer Descontos Online

Antes de pontuarmos as diferentes maneiras de usar descontos para fidelizar e adquirir um cliente com eficácia, vamos listar os prós e os contras dessa prática para sua loja online:

Prós

Contras

  • Redução de margens de lucro por produto e da rentabilidade.
  • Possíveis danos à marca.
  • Diminuição das conversões fora dos períodos de venda, caso você tenha acostumado os visitantes a aguardarem por ofertas.
  • Tendência de atrair compradores não leais, que se interessam apenas pelo preço.

Para Quem Oferecer Descontos e Promoções?

Conforme iniciamos este artigo, os descontos e promoções na sua loja online podem ser uma ferramenta muito importante para, além da aquisição de novos clientes, a fidelização de clientes. Mas você precisa ter uma boa estratégia de marca antes de começar a oferecer tais descontos.

Se você deseja que sua marca ocupe uma posição diferenciada no mercado, ou se tiver uma margem de lucro menor, uma boa abordagem pode ser a criação de ofertas voltadas à fidelização dos clientes em vez de promoções semanais. Por outro lado, se você estiver com uma boa margem, grandes descontos e promoções diárias ou semanais podem ser uma melhor opção para você atingir seus objetivos.

No fim das contas, o que você precisa fazer é analisar que tipo de oferta é a estratégia mais adequada para sua marca. Independentemente disso, abrir um negócio online geralmente envolve muita experimentação até que se entenda o que funciona melhor. A melhor abordagem é definir um objetivo para cada campanha e oferta, começar de forma modesta e medir os resultados regularmente. Assim, você conseguirá entender o que de fato funciona ou não no seu negócio.

Tipos de Descontos e Promoções

Existem vários tipos de descontos e promoções que você pode oferecer. Vamos analisar os mais comuns:

Desconto Percentual

A maneira mais comum de oferecer descontos é utilizar o desconto percentual. Você pode incluir pequenas porcentagens de desconto, como forma de incentivo para o comprador finalizar o pedido, por exemplo 5% ou 10%. Ou então descontos maiores, de 20% ou 25% para gerar vendas. Já os descontos de 50% ou mais existem para você movimentar seu estoque, liquidando os produtos que estão parados lá.

Desconto Fixo, baseado no valor real do produto

Os descontos baseados no valor do produto podem ser disponibilizados por meio de “crédito” na compra. Porém, se não utilizarem esse desconto, seus clientes podem sentir que estão desperdiçando o dinheiro. Isso significa que o resgate de descontos baseados no valor do produto, em comparação com os descontos percentuais, podem ser até 175% maior.

Sendo assim, você pode combinar um desses tipos de desconto com um valor mínimo de compra para aumentar o impacto da venda. Na dúvida entre o desconto percentual e o baseado no valor, lembre-se da regra de 100. Se o produto custa menos de R$100,00 escolha o desconto percentual. Quando custar mais, adote o desconto fixo. Isso funciona como um gatilho psicológico que resulta no maior valor percebido para os compradores.

Frete Grátis

O valor do frete é, por vezes, o motivo para o abandono do carrinho de compras. Portanto, oferecer frete grátis é uma boa maneira de diminuir as chances do abandono e aumentar as conversões. Para você não sair no prejuízo, ofereça o frete grátis com um valor mínimo de compra como pré-requisito. Além disso, você pode limitar esse tipo de desconto para regiões / estados específicos.

Brinde

Dar um brinde juntamente com a compra do cliente pode ser uma boa maneira de agregar valor ao cliente. Além disso, se for utilizado de maneira estratégica, pode te ajudar a aumentar os pedidos e impulsionar a venda de produtos parados em estoque.

Como Utilizar os Descontos para Alavancar Vendas e Fidelizar Clientes

Existem centenas de maneiras de usar promoções, ofertas e descontos para aumentar a aquisição de clientes e a conversão. A seguir vamos pontuar 10 maneiras mais comuns:

  • Descontos mensais / semanais

Esse tipo de desconto é geralmente usado para aumentar as vendas. Muitas vezes, descontos assim são feitos no fim do mês ou trimestre para aumentar a receita e, assim, atingir as metas.

  • Descontos de pré-lançamento

Se sua loja é nova ou você está lançando novos produtos no seu site, você pode utilizar esta forma de desconto para te ajudar a direcionar o tráfego e atrair novos clientes.

  • Descontos em datas sazonais e feriados

Black Friday, Natal e o Ano Novo são as datas mais importantes para o ecommerce, mas o ano inteiro é repleto de feriados que podem ajudar a expandir a receita por meio de descontos.

  • Descontos para carrinho abandonado

Enviar descontos para carrinhos abandonados por e-mail é uma boa tática para trazer os compradores de volta ao seu ecommerce.

  • Desconto de cadastro de email

Ter uma lista de emails é muito importante para quem vende online. Ao proporcionar um desconto em troco dos endereços de email dos possíveis compradores, você cria uma oportunidade de vender novos produtos e oferecer promoções futuramente também, além de aumentar a chance de conversão.

  • Descontos para quem curte / segue / compartilha nas redes sociais

Que tal aproveitar de uma divulgação gratuita dos seus compradores? Dê um desconto como incentivo para quem compartilhar sua loja nas redes sociais. Esta é uma maneira muito eficaz de conseguir a chamada “propaganda boca a boca” por um custo baixo.

  • Descontos por indicação

É comum as pessoas confiarem mais em uma loja depois de ouvir relatos bons a respeito. Principalmente se a indicação vier de um amigo ou familiar. Use isso a seu favor e disponibilize ofertas para estimular as indicações. Você pode oferecer um desconto para quem indica, quem é indicado ou para os dois.

Neste caso, a pessoa terá que preencher um formulário com o nome email do amigo, enviando diretamente para o amigo. Assim, você poderá incluí-lo na sua lista de e-mails também.

  • Descontos para primeira compra no site

Um desconto para novos clientes pode ser uma excelente tática para convencê-lo a efetuar uma compra com você.

  • Descontos para valor mínimo de compra

Um desconto baseado no valor total de um carrinho de compras é uma ótima tática de upselling para incentivar os clientes a comprarem mais coisas, sem gastarem tanto aparentemente.

  • Descontos para reter cliente no site

Para converter um visitante em cliente, às vezes, basta oferecer um desconto de última hora antes que ele saia definitivamente do seu site. Um desconto para mantê-lo no seu site é exibido ao visitante em uma janela pop-up quando estiver prestes a sair do site. Ou fechar a guia do navegador. Ou seja, este desconto servirá como oferta final para efetuar a compra.

Conclusão

Nem sempre descontos são apropriados para todas as lojas virtuais. Porém, ao ter um bom objetivo e planejamento, você pode utilizar os descontos de forma eficaz para atingir suas metas de vendas. Além de fidelizar os clientes e aumentar sua lucratividade.

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Alice Bachiega

Alice Bachiega

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