O ecommerce vem crescendo e mudando cada vez mais. E por isso, esse segmento se torna mais competitivo e inovador. Ou seja, os vendedores e empreendedores online precisam se adaptar e buscar melhorar seus resultados de maneira constante, a fim de superar a concorrência e ser destaque dentro de seu nicho de vendas.

Devido a isso, é muito importante que você, vendedor online, fique sempre de olho nos números alcançados dentro do seu ecommerce ou marketplace, comparando a evolução de cada mês. Para, assim, pensar em estratégias de vendas cada vez mais eficazes e com foco total no resultado: ser um sucesso de vendas diante da concorrência.  

Ao falar em números alcançados, podemos pensar nos principais: performance das vendas, aumento do número de clientes, faturamento, taxa de conversão e ticket médio.

Dentre esses principais indicadores, o ticket médio possui grande destaque e importância ao pensarmos em um negócio bem estruturado e repleto de vendas. Mas… você sabe qual é o significado dele e como é utilizado? Continue lendo este artigo e descubra também como aumentar o seu ticket médio e vender muito mais!

O que é Ticket Médio e Como Calcular

Ticket médio é um indicador utilizado para calcular o valor médio que cada cliente gasta em ao comprar na sua loja virtual ou marketplace, por exemplo.

Sendo assim, é utilizado um cálculo simples que leva em consideração o valor total das vendas de um determinado período, dividido pelo número total de clientes que efetuaram compras nesse mesmo período. O resultado final é exatamente o valor médio de cada pedido feito por esses clientes em sua loja.

Veja abaixo a fórmula:

valor total das vendas/ nº total de clientes que compraram = ticket médio

Para facilitar o seu entendimento, vamos a um exemplo:

Vamos supor que o valor total das vendas da sua loja, durante um mês, foi de R$20 mil e 1000 clientes realizaram compras durante esse mesmo mês. Sendo assim, temos:

20.000,00/ 10000 = 20,00

Ou seja, o ticket médio da sua loja é de R$20,00 por cliente. Essa informação é muito valiosa para você poder pensar em novas e melhores estratégias de vendas. Se você acha seu ticket médio muito baixo, você precisa pensar em estratégias voltadas ao controle e redução de custos para melhorar seu volume de vendas. Agora se seu ticket médio for alto, você precisa pensar em estratégias de vendas para manter esse valor ou melhorar ainda mais. Ou seja, estratégias de vendas de produtos exclusivos ou personalizados, além de estratégias para melhorar seu atendimento pós-venda também.

Vamos analisar algumas táticas para aumentar seu ticket médio e vender mais?

6 Táticas para Aumentar seu Ticket Médio e Vender Mais
1. Cross Selling

Sabe quando você está navegando em uma loja virtual, clica para saber mais sobre determinado produto e logo abaixo da descrição há aquela frase chamativa “Aproveite e compre junto” recomendando produtos complementares ou relacionados ao que você acessou? Pois bem, esta é a tática de cross selling. Ela identifica produtos que podem satisfazer necessidades complementares a um produto inicial, convidando o consumidor a comprar mais coisas. Além disso, você pode recomendar os produtos complementares depois do cliente já ter efetuado a compra. Ao enviar e-mails marketing indicando mais produtos, o interesse do cliente pode aumentar.

Mas você não pode simplesmente recomendar qualquer tipo de produto, pense sempre na correlação que os produtos possuem. Assim a chance de convencer o comprador é muito maior. Entenda mais sobre cross selling com este outro artigo sobre estratégias de vendas.

2. Upselling

Essa tática está correlacionada com o cross selling, que pontuamos acima. A diferença é que ao invés de sugerir produtos complementares, recomenda-se produtos similares, com uma qualidade melhor e, consequentemente, com um preço maior. Para convencer o consumidor de efetuar a compra com o produto de maior valor, é importante ressaltar os benefícios e vantagens que atendem melhor às necessidades do comprador. Entenda mais sobre upselling com este outro artigo sobre estratégias de vendas.

3. Kits de Produtos

Já pensou montar anúncios de kits com produtos complementares, ressaltando as vantagens para o consumidor? Por exemplo, se você vende produtos eletrônicos, você pode oferecer junto com um smartphone, uma película e capinha para o comprador já receber o produto junto com as devidas proteções a um preço mais barato do que se ele levasse os produtos individualmente.

Isso pode te ajudar muito a movimentar seu estoque. Fazendo com que produtos com pouca saída sejam vendidos de maneira mais rápida e lucrativa. Além de aumentar o ticket médio, já que os clientes comprarão mais produtos.

4. Pós-venda

Além de conseguir novos clientes, você precisa manter os clientes atuais, fidelizando-os a sua marca. Por isso, nunca se esqueça de executar um bom pós-venda. Seja para saber se o cliente gostou do produto ou se possui algum problema. Isso mostra que você se importa com a experiência de compra dele. E, consequentemente, o fará se sentir confortável em voltar até a sua loja virtual.

Você pode manter o contato ao enviar e-mails marketing depois da compra para saber a experiência e posteriormente com produtos em promoções e complementares ao que ele já comprou com você. Além disso, é bacana você mostrar o que está acontecendo na sua empresa, ao apresentar novidades, produtos em destaque ou coisas do tipo. Confira aqui 5 dicas para melhorar o seu pós-venda.

5. Descontos e Promoções 

Todo comprador gosta de um bom desconto, não é? Use isso a seu favor. Seja para movimentar produtos parados em estoque ou até mesmo aumentar as vendas de produtos recém-chegados ao seu ecommerce. Por isso, que tal oferecer promoções ou cupons de descontos?

Para mais pessoas chegarem até seu ecommerce, você pode oferecer esses cupons em troca de indicações ou e-mails dos consumidores. Assim, você conseguirá executar boas estratégias de e-mail marketing para fazê-lo voltar até seu ecommerce por mais vezes. Confira aqui algumas maneiras de atrair clientes com descontos.

6. Ofereça Frete Grátis

Para ser vantajoso para o consumidor comprar mais produtos em sua loja, ofereça frete grátis a partir de um determinado valor de compras. Isso vai incentivá-lo a gastar um pouco mais até conseguir o frete grátis.

Conclusão

Como foi possível notar depois deste artigo, o ticket médio é um ótimo indicador de sucesso do seu ecommerce. E para você conseguir aumentar o ticket médio do seu ecommerce lembre-se de aumentar a oferta de produtos que sejam interessantes para o seu tipo de cliente ideal. Ao atrair o interesse e a atenção do cliente, fica mais fácil vender algo a mais para ele. E,  automaticamente, você aumentará o seu ticket médio. Portanto, para toda essa estratégia de vendas dar certo, você precisa entender o perfil do seu cliente e investir em uma variedade produtos que o atraia.

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