Você sabia que ao definir um nicho de mercado, suas chances de ter muito mais sucesso nas vendas online são maiores?

Muitas pessoas desistem de vender online simplesmente porque não obtém sucesso logo de imediato e isso está muito atrelado a escolha do nicho certo para o tipo de produto. Porque é preciso escolher um nicho, uma parte de todo o mercado de vendas online, para ser bem sucedido.

Para você não cometer este erro, que tal entender um pouco mais sobre nicho de mercado e como escolher o certo para o seu tipo de negócio?

O que é Nicho de Mercado
Saber o que é nicho de mercado é muito importante para o crescimento da sua empresa. Principalmente se você está iniciando suas vendas online. Porque, ao definir um nicho de mercado, você conseguirá se planejar e concentrar seus esforços em um segmento que tenha mais chances de dar certo.

O nicho de mercado está relacionado a uma divisão de áreas de atuação. Ou seja, o tipo de segmento dessa área “macro”. Ao analisar um negócio por nicho de mercado, facilita localizar o público-alvo, visto que os consumidores possuem problemas bem específicos que ainda estão sendo resolvidos pelos produtos e serviços que estão no mercado.

Sendo assim, um nicho de mercado é um segmento onde as necessidades dos consumidores são pouco exploradas. Ou seja, você pode até mesmo encontrar um nicho que ainda não existe nenhuma solução para os problemas do seu público. Logo, você estará inovando na sua área de negócio.

Importância
Um ecommerce com um nicho de mercado definido tem maior chances de se destacar e agregar valor aos seus produtos. Logo, até mesmo com um investimento menor é possível atrair compradores bem mais interessados no que você tem para oferecer. Isso porque, ao ter um planejamento de marketing direcionado para uma buyer persona, você sabe realmente qual é o perfil dos seus clientes, as necessidades e obstáculos que ele possui na vida. Sendo assim, ao ver seus produtos, o comprador ideal se sentirá próximo a sua marca, porque ela o representará.

Um bom planejamento de marketing e a definição certa do nicho de mercado está bem atrelada. Porque ao suprir as necessidades e resolver problemas mais específicos, você terá um tipo de comprador que dará muito mais valor a sua marca. Ou seja, um comprador que estará disposto a pagar pelo seu produto por saber que o sua marca pensou especialmente para suprir necessidades como as dele.

Vantagens de se escolher um Nicho de Mercado?

  • Menor Concorrência

Ao atuar em um nicho específico, você estará longe de grandes concorrentes, porque você terá grandes vantagens ao estar trabalhando em um mercado mais segmentado e menos explorado. Além de que seu produto estará diretamente ligado às necessidades dos seus compradores, diferente de outras marcas.

  • Público Específico

Em um outro artigo falamos sobre funil de vendas, que é um processo de acompanhar o possível comprador em todos as etapas da jornada de compra, desde o momento em que ele passa a conhecer o produto até o momento em que efetua uma compra.

Ao definir um bom nicho de mercado, você trabalhará com produtos mais específicos. E, sendo assim, o comprador que encontra seu produto tem necessidades específicas também, porque você sabe que ele já passou pelo funil de vendas, onde identificou o problema e está em busca de uma solução, que no caso, pode ser seus produtos.

Tudo isso porque quanto menor for o seu nicho, mais fácil fica de entender quai são as necessidades dos seus compradores e produzir conteúdos que os convençam de que seu produto é a solução perfeita.

6 Dicas para Escolher o Nicho de Mercado Certo

1. Faça uma Lista de Produtos de Interesse

Um fator que contribui muito para a escolha do seu nicho é você trabalhar com o que você gosta. Isso é importante porque você precisa estar sempre alinhado sobre o tipo de produto produto, ou seja, pesquisar temas para contribuir na aquisição de mais clientes. Seja para produzir conteúdos ou simplesmente descrever os benefícios dos produtos.

Portanto, antes de mais nada, liste produtos de sua preferência. E seu nicho começará a se desenvolver.

2. Amplie as Possibilidades de Busca

Ao listar seus produtos de preferência, você precisa encontrar um nicho que seja rentável e que faça sentido de acordo com seus gostos. Portanto, pense em produtos que você já pesquisou na internet e o resultado da busca não foi satisfatório. Isso pode ter sido por 2 motivos: falta de produtos ou a ausência de informações na busca. Ou seja, ao pensar em qualquer nicho de mercado, procure por palavras-chave que valem a pena o investimento, que são frequentemente buscadas.

Isso tem muito a ver com a otimização da sua loja virtual para aparecer facilmente nos mecanismos de busca.

Outro ponto para analisar as possibilidades de busca é pensar em produtos que são tendência, ou seja, que possuem grande procura.

3. Analise a Competição do Nicho

A ideia de seguir um nicho de mercado é evitar a grande concorrência. Portanto, você precisa saber se conseguirá competir neste segmento. Pense em qual seria seu diferencial competitivo dos seus produtos em relação aos dos concorrentes.

Não pense somente no preço do produto. Se o nicho que você escolheu já é muito concorrido, não desanime. Isso pode ser uma oportunidade para você se destacar entre os demais, além de poder ser um nicho com grande procura.

Para não ter problemas, pesquise seus concorrentes, entenda como é a forma de trabalho deles e como é a experiência de compra em seus sites. Após muita pesquisa, você estará apto para suprir pontos que são falhos em seus concorrentes.

4. Foque em um Público Específico

Conforme falamos no decorrer do artigo, ter um público específico é algo de extrema importância para ter sucesso em qualquer nicho de mercado escolhido. Isto porque você precisa entender qual é o perfil do comprador ideal que pode precisar dos produtos que você tem a oferecer.

Ao estabelecer sua buyer persona, você saberá qual produto deve oferecer, em quais meios oferecer, quais as necessidades do seu comprador e o que ele espera o adquirir o produto. Assim, seu investimento com marketing e propaganda serão utilizados com sabedoria e bom direcionamento. Resultando em um bom retorno financeiro.

Por exemplo, oferecer um produto para mulheres não é específico o bastante. Mas selecionar mulheres, com mais de 30 anos, que trabalham o dia inteiro e frequentam academia ao final do dia em São Paulo, fará com que você tenha maior assertividade.

5. Faça Testes

Escolher um nicho de mercado certo para o seu negócio pode ser uma tarefa não tão fácil. Portanto, faça testes. Assim, você saberá se sua ideia tem potencial para crescer e ter espaço no mundo online ou não. Isso significa que você precisa ficar de olho e analisar muito a quantidade de vendas que você está realizando por mês e ver se o nicho escolhido está trazendo lucratividade.

Avaliações
Total: 3 Média: 5