Como Expandir as Vendas do Offline para Online

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Vende em loja física, mas sonha em ser um empreendedor online? Você provavelmente possui dúvidas sobre como expandir suas vendas do offline para o online. Mas fique tranquilo, este artigo te auxiliará a entender como começar a vender online.

Sabemos que é cada vez maior o número de pessoas que compram online, porque é mais cômodo e mais fácil de encontrar o que se procura. Por isso, é muito interessante que, além de você ter uma loja física, você ingresse no mundo virtual. Afinal, você alcançará muito mais compradores. E pensando nisso, hoje falaremos de uma boa opção para quem quer migrar para o ambiente online: o marketplace.

Conhece esse canal de vendas que promete dar todo o suporte para você, empreendedor online iniciante? É sobre isso que falaremos hoje. Preste atenção em cada detalhe ;)

Marketplace: Uma Porta Aberta para o Mundo

Antigamente, para ingressar no ecommerce era preciso ter uma loja virtual e cuidar para que todo o negócio desse certo, desde o visual do site até mesmo as conversões dos clientes. Tal fato demanda muito mais tempo e, de início, o empreendedor pode se atrapalhar e, consequentemente, desistir do mundo online. Com o marketplace a preocupação é bem menor.

Segundo o Sebrae, marketplace online nada mais é do que uma loja virtual onde se vende bens e serviços. E é conhecido por conectar diretamente os clientes com os fornecedores sem participação de intermediários. Ou seja, marketplace é um shopping virtual, onde vários vendedores, de diversos segmentos diferentes, podem anunciar seus produtos.

As grandes redes varejistas de ecommerce concentram mais de 70% das vendas na internet, de acordo com um estudo da SBVC. Isso porque possuem uma operação muito estratégica de vendas, disponibilizando um vasto número de segmento de produtos de vendedores diferentes e ganham comissão pelas vendas. Já para os vendedores, está é uma forma fácil de estar no mundo online sem ter grandes investimentos, mas ainda assim conseguir muitos compradores.

Por que é um Ótimo Canal de Vendas?

O marketplace é um canal de vendas que facilita tanto para os compradores quanto para os lojistas.

A ajuda dos marketplaces para alavancar as vendas de pequenos empreendedores é enorme. Isso porque o investimento em marketing e SEO faz com que os marketplaces sejam os primeiros sites a serem encontrados nos mecanismos de busca, ligando o vendedor ao cliente de uma maneira muito mais rápida e prática. Além dessa vantagem, não podemos esquecer de falar sobre a variedade de formas de pagamento, assim como os preços que são ótimas formas de atrair os consumidores.

Claro que a concorrência é maior nesses sites. Mas se você trabalhar seus preços e ter um diferencial, seja na criação dos anúncios ou fotos expostas, você consegue muito bem atrair mais clientes. Outro ponto que é importante você saber é: não é gratuito anunciar dentro dos marketplaces. Para isso, você paga comissões por vendas, mas nada que uma boa estratégia de precificação não te ajude.

Se acontecer qualquer problema com algum comprador, os marketplaces estão ali para intermediar a situação. Analisando os dois lados e pontuando o melhor para solucionar o problema. Mas lembre-se de evitar que isso aconteça, pois é algo que interfere sua reputação.

5 Dicas para Iniciar seu Negócio Online

1- Elabore um plano de negócios

Embora você já tenha um planejamento estratégico para suas vendas na sua loja física, você deve pensar mais amplamente por estar na internet. Portanto, analise os marketplaces existentes e qual é o melhor para o seu tipo de produto. Além disso, pense em uma estratégia de marketing para você realmente atingir o maior número de compradores lá.

2- Defina seu nicho

Você vai vender as mesmas coisas que já vende na sua loja física? Analise o que é mais vantajoso vender online e defina seu nicho de mercado. Às vezes, focar em apenas uma categoria de produtos é melhor para você conseguir segmentar seus clientes e concorrentes.

3- Capriche nos anúncios

Você precisa atrair o comprador logo de início. Por isso, capriche nos anúncios. Escreva boas descrições, coloque boas imagens e seja sincero com seu comprador. Além disso, ofereça vantagens para quem compra com você, seja um frete grátis ou desconto nas próximas compras. Lembre-se de pensar em boas estratégias de vendas, como cross selling por exemplo.

4- Facilite o atendimento

Pré e pós-venda são 2 etapas essenciais para um comprador se tornar um cliente fiel à sua marca. Disponibilize múltiplos canais de contato e não exite em criar um relacionamento com seu cliente. Ao você se mostrar que se importa com o que seus clientes pensam sobre sua marca e seus produtos, eles passam a confiar bem mais na sua marca e as chances de recompra são maiores também.

5- Conte com o auxílio de uma plataforma de gestão

Gerenciar um negócio online não é algo fácil. Você precisa manter seu estoque em ordem, os pedidos sempre em dia, assim como a entrega também. Por isso que existem plataformas de gestão de marketplaces que auxiliam, mantendo tudo em ordem e automatizando a maioria dos processos de venda.

Marketplaces para Você Vender seu Produto
Mercado Livre
Com mais de 45 milhões de pessoas cadastradas, o Mercado Livre é o marketplace mais acessado em toda a América Latina. Oferece soluções de commerce para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos online.

É uma plataforma simples para compra e venda que, com certeza, vem aumentando muito a renda dos vendedores de lá.

Amazon

Recém chegada ao Brasil, a Amazon permite que vendedores ofertem seus produtos, sejam eles novos ou usados, na Amazon.com com preço fixo do mercado online, juntamente com ofertas regulares da Amazon.

B2W  

Um outro grande grupo de e-commerce da América Latina, a B2W engloba os sites Submarino, Americanas e Shoptime. Ou seja, você tem diversos canais para anunciar seus produtos através da B2W.

Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra)

A Via Varejo é a integração dos marketplaces Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Assim como a B2W, a Via Varejo proporciona uma ampla gama de canais para que vendedores possam dar início às suas vendas online.

Conclusão

Se você quer expandir suas vendas do offline para o online, basta começar! A internet tem uma ampla possibilidade para você divulgar sua marca e seus produtos. Uma dessas possibilidades é o marketplace, conforme comentados no decorrer deste artigo.

Ao utilizar um marketplace para começar suas vendas online, você aprende muito sobre o universo da internet. Por exemplo, você aprenderá na prática a como escrever bons e eficazes anúncios, saberá quais produtos são os mais procurados e quais não compensam tanto vender em marketplaces. Além disso, descobrirá que o relacionamento com clientes online é muito gratificante, assim como os seus clientes da sua loja física. E, melhor, verá que a confiança estabelecida é muito maior.

Além desses pontos, iniciar seu empreendimento online em marketplace é sem dúvida a maneira mais barata e mais confiável para seguir e obter o conhecimento necessário do ecommerce.

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Fernando Vitti

Fernando Vitti

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