O marketplace é um canal de vendas que facilita tanto para que os compradores encontrem o que querem quanto para que os lojistas anunciem o que possuem. Devido a isso, o aumento das suas vendas é consequência das facilidades e benefícios que os marketplaces, em especial o Mercado Livre, te proporcionam. Desde a criação de anúncios, divulgação e até mesmo a exposição dos produtos, como se realmente fosse um shopping. Só que virtual e você gerencia tudo sem precisar sair de casa, praticamente.

Como já pontuamos em um artigo anterior, o marketplace reduz os custos com marketing e divulgação. Proporcionando ao vendedor maior destaque nos mecanismos de busca, visto que o Mercado Livre aparece sempre na primeira página. Unindo o comprador ao vendedor de maneira mais fácil e rápida e proporcionando diversas formas de pagamento. Outro ponto importante para atrair compradores.

Com esse “up” nas vendas, é necessário ter um bom controle de estoque para evitar que entregas de produtos atrasem. Fazendo com que você acabe desapontando o cliente. Além disso, é bacana estar sempre de olho nos preços dos concorrentes. Isso facilita para estabelecer uma estratégia de precificação sólida e consistente para que seu negócio seja sempre um sucesso.

Estes pontos que citamos acima comprovam que gerenciar um negócio online não é tão fácil como se imagina. Você precisa ter muita organização para manter seu estoque em ordem e os pedidos sempre em dia, além de manter um bom relacionamento com o cliente. Por isso, é muito melhor que você automatize e centralize a gestão da sua loja online uma só plataforma.

Por que utilizar uma plataforma de gestão para marketplaces?

Um dos grandes desafios que um vendedor tem ao ver sua marca ganhando força e consistência em marketplaces é ter o controle de todas as demandas e informações necessárias para o bom funcionamento do negócio. Por exemplo, gerenciar os pedidos que chegam, controlar o estoque, responder os clientes e incentivá-los a efetuar uma nova compra, além de criar anúncios em diversos marketplaces e manter uma certa coerência em relação aos preços. É aqui que entra a grande importância de usar uma plataforma de gestão para marketplaces, porque ela facilitará a integração de diversos marketplaces, otimizará muito o tempo de trabalho do vendedor, além de organizar as informações dos produtos.

Pensando em todos esses pontos, que tal falarmos um pouco sobre a Becommerce? Esta é uma plataforma de gestão de vendas para marketplace que te auxilia a automatizar e centralizar todas as etapas do processo de venda e pós-venda, de diferentes canais de venda, mas em especial o Mercado Livre, com funcionalidades exclusivas e de destaque entre os demais.

Quer saber como ela pode te auxiliar? Vamos lá!

Gerenciar Anúncios e Pedidos

Esta funcionalidade deixa ainda mais fácil o controle sobre tudo que se refere aos anúncios dentro do Mercado Livre e outros marketplaces, como B2W e ViaVarejo. Porque com ela é possível controlar as unidades mínimas e máximas de produto, criar anúncios, replicá-los entre os marketplaces, editar tabelas de frete de acordo com a região ou estado, estipular formas de entrega, e até mesmo criar variações de produtos para os anúncios e gerenciá-los em um único lugar.

Juntamente com todos esses benefícios que pontuamos acima, esta funcionalidade permite realizar alterações em massa, aumentando ou diminuindo valores dos produtos, tipos de destaque e formas de frete. Otimizando muito o seu tempo, visto que fazer essas alterações manualmente em cada marketplace demanda tempo e atenção para não cometer nenhum erro.

Além desses pontos sobre os anúncios, é possível gerenciar as vendas e pedidos. Ao manter o status do pedido sempre atualizado, você garante que o cliente saiba como anda o processo de compra até que o produto chegue de maneira eficaz. O seu contato com o cliente neste primeiro momento é muito importante para que ele se fidelize à sua marca.

Lembre-se sempre da organização que você precisa ter. Ao ter uma demanda muito alta, organizar seus pedidos em planilhas manualmente não é algo muito viável, não acha? Com esta funcionalidade você tem acesso a todos os dados dos pedidos em uma única tela. Podendo, assim, aprovar as compras de forma mais rápida e sem muita complicação.

Controle de Estoque

Imagine que você realizou muitas vendas. E, na hora de confirmar o pedido, você percebe que não tem a quantidade de produto suficiente. Isso vai abalar e muito suas vendas e sua reputação dentro do marketplace. Por isso que ter um estoque bem organizado e planejado é de extrema importância para o sucesso do seu negócio.

A funcionalidade de Controle de Estoque é uma das mais importantes na plataforma de gestão e todas as suas vendas giram em torno de um estoque bem organizado, certo? Na Becommerce, o vendedor gerencia em um único lugar todo o estoque, sincronizando as vendas de todos os marketplaces que vende e até mesmo da loja física. Com o Controle de Estoque é possível listar e organizar todos os produtos do estoque, criar anúncios de produtos e configurar individualmente variações e SKUs. Outra ponto que vale destacar é a possibilidade de criar regras independentes de estoque máximo ou mínimo de acordo com cada marketplace.

Com esta funcionalidade, o vendedor pode incluir imagens no estoque, mantendo-o sempre atualizado e organizado. Ou seja, é possível adicionar fotos para a página de produtos, facilitando a identificação de cada um. Falando em identificação, também dá para configurar as variações por cor, tamanho ou outra categoria que faça sentido ao produto.

Perfeito para você administrar suas vendas do Mercado Livre e demais marketplaces. Minimizando os erros e aumentando o lucro de maneira eficaz, visto que você saberá exatamente o que está vendendo mais e o que não tanto. Podendo, assim, criar novas estratégias de venda.

Atender Clientes

Independente se o cliente quiser reclamar de algo, tirar dúvidas ou elogiar, ter um canal de comunicação para o cliente entrar em contato faz parte do processo de fidelização. Assim como você entrar em contato com ele também faz parte.

Com a funcionalidade de Atender Clientes da Becommerce, você consegue dar um suporte maior ao cliente, possibilitando a abertura de tickets de chamado em qualquer etapa do processo de venda. Sem que ele abra uma reclamação direto no marketplace.

Mas caso o cliente abra uma reclamação no marketplace, você consegue responder as mensagens direto da plataforma de gestão. Centralizando absolutamente tudo que envolva suas vendas em um único lugar.

Agora falando especificamente sobre você ir até o cliente, podemos falar do e-mail marketing. Você pode entender a importância dele como estratégia de venda clicando aqui.

O objetivo da funcionalidade de enviar e-mail marketing é enviar campanhas direcionadas para quem compra com você, fortalecendo o vínculo que vocês criaram a partir da primeira compra feita. Ao ter todo o histórico do cliente, você consegue saber o que ele costuma comprar e recomendar produtos relacionados.

Lembre-se: dentre diversos vendedores que não ligam para o cliente, ao você demonstrar que se importa, você se torna um diferencial entre seus concorrentes.

Preços

Ter uma boa estratégia de precificação faz com que suas vendas aumentem. Mas você sabe como precificar produtos? Confira aqui. Os compradores estão em busca dos melhores preços que proporcionem boas vantagens. E nem sempre você está com o melhor preço em relação a algum concorrente.

Já pensou poder monitorar os preços dos seus concorrentes e, assim, criar estratégias de precificação visando um lucro maior? Com a funcionalidade de Comparar e Precificar Anúncios, o vendedor pode alterar os preços dos produtos automaticamente com base nos preços dos concorrentes, criando regras de preço mínimo e máximo para não haver prejuízos.

Além disso, em uma única tela tem a possibilidade de ativar ou desativar a precificação automática de acordo com as comparações escolhidas. E para evitar confusões nos preços, basta ficar de olho no histórico das precificações.

Conclusão

Vender no Mercado Livre é uma ótima maneira para quem quer começar a vender online. Porque o fluxo de compradores que o site recebe é alto. E isso facilita para os pequenos vendedores passarem a ter destaque. Consequentemente, essa “exposição” auxilia no aumento das vendas e o vendedor precisa ter um cuidado especial ao gerenciar suas vendas.

Portanto, ao ter uma plataforma de gestão para marketplaces, você consegue gerenciar seu negócio de maneira mais eficaz. Além de dar uma maior atenção aos seus clientes, sem utilizar tanto do seu tempo para isso.

A tecnologia te fez chegar até o mundo online. Que tal fazer o bom uso dela e usufruir de plataformas que automatizem e centralizem suas vendas em um único espaço? 

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