Como Medir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) no Ecommerce

Muitas dúvidas surgem ao iniciar no varejo online. Uma das maiores está relacionada ao tempo de retorno pelo investimento feito ao entrar no Ecommerce. E também sobre como calcular o retorno de alguma ação específica. A resposta desses questionamentos direcionam a sua empresa para o caminho de um crescimento saudável. Por isso, vamos falar um pouco sobre como medir o ROI (Return On Investment).

Quanto maior a dedicação e o volume de informações obtidas sobre gestão, canais de vendas e suas particularidades maior serão as chances de retorno positivo em menor tempo. Como em todo negócio, é necessário um investimento inicial na ideia. Para avaliarmos a qualidade dos investimentos, podemos utilizar uma ferramenta extremamente útil: o cálculo do ROI.

Retorno sobre o investimento, isso é o que significa ROI. É primordial sabermos calcular o quanto estamos investindo em cada parte da operação. Todo empreendedor encontra o desafio de investir assertivamente para obter um retorno cada vez maior sobre o investimento feito, agregando nas estratégias da empresa.

 

Entenda como medir o ROI

ROI = (Faturamento obtido – Investimento inicial) / (Investimento inicial) = X

Supondo que você investiu R$1.000 na compra de 10 produtos cada um custando R$100,00 e para promove-los inseriu R$1.000 em links patrocinados no Facebook, totalizando R$2.000 de investimento. Todos foram vendidos, cada um por R$ 500,00 obtendo um faturamento de R$5.000 nessa ação.

5.000 – 2000 / 2.000 = 1,25
ROI = 1,25

No exemplo acima o ROI foi de 1,25 o que significa que tivemos um retorno 1,25 maior que o investimento inicial. Para termos noção em porcentagem, basta multiplicarmos o resultado do ROI por 100. Nesse caso 100 x 1,25 = 125% a ação teve 125% de retorno positivo.

A ferramenta de cálculo do ROI é extremamente útil pois permite que você analise o retorno obtido sobre o que está investindo, tornando possível otimizar os seus recursos, evitando desperdícios e aumentando o lucro, o que é essencial para um crescimento saudável em qualquer empresa.

Depois de entender como medir o ROI, vamos falar três dicas de posicionamento no Ecommerce para que sejam alinhados com os investimentos.

 

1.  Modelo de negócio

É de extrema importância que uma empresa entenda qual o mercado em que atua. Veja se os recursos iniciais serão melhor aplicados em Marketplaces ou Loja Virtual, qual a margem de lucro possível e retorno de investimento estimado.

 

2. Preço

É comum encontrar menores preços no Ecommerce devido as diferenças entre a loja física e o comércio eletrônico, o que acaba atraindo a atenção de consumidores. Porém, não se iluda com isso, o seu concorrente também se beneficia disso.

Não economize esforços e negocie preços cada vez melhores com seu fornecedor para aumentar o seu faturamento e tornar o seu lucro maior com o menor investimento possível.

 

3. Serviço prestado

Diversos tipos de produtos e serviços são comercializados na internet, a demanda de consumidores é disputada diariamente por várias empresas, algumas há pouco e outras com muito tempo de mercado. Dificilmente você conseguirá se destacar executando o mesmo tipo de trabalho que o seu concorrente. Inovar ou renovar alguma ideia é um grande passo para a criação de uma marca forte no Ecommerce.

Suprir de forma correta as necessidades de nichos de mercado mal explorados pode contribuir para uma maior agilidade no ROI

É muito importante atentar-se aos requisitos básicos de estruturação interna para obter êxito no Ecommerce tanto nos Marketplaces quanto em Loja Virtual:

  •  Atendimento eficiente para suprir todas as necessidades e oferecer suporte;
  •  Anúncios bem cadastrados com descrição e fotos em boa qualidade;
  •  Controle do que tem no estoque;
  •  Analisar seus concorrentes;
  •  Preço competitivo com o mercado.

Especificamente para as Lojas Virtuais, pois em Marketplaces já estão presentes:

  •  Gateways de pagamento oferecendo diversas opções de compensação;
  •  Certificações de segurança e antifraude;
  •  Sistemas de fácil navegação tanto em Desktop quanto Mobile.

Ao entender como medir o ROI, você melhora o posicionamento de sua empresa. Além disso podem contribuir para uma maior agilidade relacionada ao processo de ROI no ecommerce. Crie métricas para os dados sobre seus investimentos e analise o retorno de cada ação feita. Direcionando recursos para o que torna o seu modelo negócio o mais escalável possível.

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