Descubra como Precificar Produtos de Forma Automática

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Quem vende online sabe que precificar produtos não é uma tarefa fácil, visto que os valores de frete, custos operacionais e de produto estão acompanhados do custo de hospedagem em um site ou marketplace, além das campanhas de marketing, disponibilidade do produto e demanda.

Isso quer dizer que todos esses pontos comentados acima devem ser considerados ao precificar um produto, para que as vendas sejam lucrativas e não prejudicial.

Portanto, é preciso definir uma boa estratégia de precificação para que o negócio continue a dar bons resultados. 

Com o artigo de hoje você entenderá como precificar produtos automaticamente. 

Por que é Importante ter uma Estratégia de Preços?

Sabemos que os consumidores brasileiros se importam muito com o preço e as condições de pagamento. Por isso, com a tecnologia sempre avançando, é necessário investir em alternativas de recebimento, tais como Mercado Pago, Pag Seguro, Pay Pal e outros. Além disso, o poder de precificar bem, ter um atendimento de qualidade e investir em marketing são fatores importantes nesse processo.

Gerenciar um negócio online é algo que está cada dia mais se profissionalizando e, nessa situação, precificar o produto da maneira correta é um ponto a mais para ser destaque entre os concorrentes. Por isso, a precificação precisa ter uma atenção especial.

Para que sua precificação seja ainda melhor, você deve:

- Analisar a concorrência

- Acompanhar os preços de mercado

- Obter feedback dos clientes

- Controlar a entrada e saída de produtos

Você pode saber mais estratégias com este artigo aqui. Levando esses pontos em consideração, falaremos agora um pouco sobre a precificação dinâmica. Uma técnica simples, mas muito importante e com ótimos resultados finais.

Precificação Dinâmica

A precificação dinâmica é uma técnica muito valiosa entre os vendedores de ecommerce e marketplace, que buscam igualar ou melhorar seus preços de acordo com os preços da concorrência.

Em geral, ela evita que seus preços fiquem muito diferentes daqueles praticados por outros vendedores. Seja por estarem muito altos ou por estarem baixos demais e não trazerem lucro. Ou seja, ela se baseia nos dados da concorrência para que você não fique tão fora dos padrões de preços dos produtos.

Vamos supor que você vende smartphones e possui 3 concorrentes diretos. Ao notar a oportunidade de melhorar sua margem de lucro, você opta por melhorar sua precificação com uma plataforma que automatize esses processo.

Assim, você consegue comparar os dados dos concorrentes com os seus, filtrando produtos e analisando em gráficos. Você percebe que está vendendo por preços muito abaixo do custo real e, para alterar isso, você cria regras de precificação. Com essas regras, assim que um concorrente específico altera o valor do mesmo produto que você vende, seu preço também é alterado, sempre com uma margem de valor especificada por você.

Dessa maneira, você consegue melhorar seu lucro se baseando nos seus concorrentes.

Fazer isso manualmente provavelmente seria mais complicado, visto que o exemplo que demos acima é bem prático, não acha? Sendo assim, você pode contar com uma plataforma que automatize e facilite isso para você.  

Por isso hoje contaremos um pouco sobre como a Becommerce pode te ajudar na precificação e comparação de preços dos seus produtos!

A Becommerce é uma plataforma de gestão de vendas para marketplace. Com ela, é possível automatizar e centralizar todas as etapas do processo de venda e pós-venda, de diferentes canais de venda, como Mercado Livre, B2W, Amazon e Via Varejo. Você deve estar se perguntando o que a precificação dos seus produtos tem a ver com isso, não é? Vamos lá!

A funcionalidade de Comparar e Precificar Anúncios da Becommerce é exclusiva para vendedores do Mercado Livre e monitora seus concorrentes e automatiza a definição de preços de forma rápida e inteligente. Facilitando o acompanhamento dos concorrentes e te auxiliando a estar sempre com os melhores preços para os seus clientes.

Vamos entender mais sobre essa funcionalidade?

Comparar e Precificar Anúncios

Como falamos sobre a técnica de precificação dinâmica, esta funcionalidade existe para facilitar o modo como você precifica seus produtos. É possível escolher quais concorrentes você deseja monitorar e acompanhar. De acordo com seus anúncios, vendas, visitas, faturamento e até mesmo taxa de conversão.

Sendo assim, será possível acompanhar, de maneira automatizada, quando os concorrentes trocaram os preços e a política de frete. Facilitando para que você tome decisões mais precisas para o seu negócio ser um sucesso total.

Ao Comparar e Precificar Anúncios com a Becommerce, você consegue alterar os preços dos seus produtos automaticamente com base nas alterações dos concorrentes. Isso é possível porque você pode definir um preço mínimo e máximo de venda, evitando que prejuízos aconteçam.

Para facilitar seu acesso na plataforma da Becommerce, em uma única tela você consegue ativar ou desativar a precificação automática de acordo com as comparações escolhidas. Além disso, você consegue escolher quantos concorrentes quiser para acompanhar seu desempenho com gráficos e tabelas que auxiliam muito a visualização e o entendimento.

Para que você não confunda suas alterações, é possível consultar o histórico das precificações, tanto suas quanto dos concorrentes. Ou seja, dá para saber quando exatamente o concorrente alterou o preço. Além de saber qual o novo preço do produto e para quanto seu anúncio foi precificado de acordo com as regras pré-determinadas. Sendo assim, você consegue deduzir com provas concretas o motivo da alteração do seu concorrente. Por exemplo, poderá saber se ele aumentou ou diminuiu os preços em determinadas datas comemorativas.

Ao ter uma plataforma que te auxilie a precificar corretamente, você tem total controle das suas vendas. Superando seus concorrentes e proporcionando aos seus compradores o melhor produto pelo melhor preço. Ou seja, você consegue manter sua qualidade e ainda lucrar muito com isso. Além de otimizar seu tempo automatizando tais processos.

Conclusão

Você quer que suas vendas online se expandam e aumentem cada dia mais. E, para isso, você precisa estar sempre acompanhando métricas, oferecendo um atendimento de qualidade e produtos que satisfaçam o cliente. Para que você tome conta de tudo, é necessário que você otimize seu tempo e automatize o máximo de processos possíveis. Assim, você consegue se dedicar mais ao cliente.

Além disso, ser melhor do que seu concorrente direto é sua meta diária. Por isso que decidir uma boa estratégia de vendas e preços é tão importante. Portanto, utilizar da tecnologia ao seu favor em todos os momentos é algo que precisa estar sempre na sua mente.

Com uma plataforma de precificação de produtos, você tem total controle de suas vendas. Além do seu tempo utilizado para acompanhar seus concorrentes.

Lembre-se: para o seu negócio ser um sucesso total, não é bom centralizar tudo manualmente. Porque, uma hora ou outra, com o aumento das vendas, você perde o controle disso e o que era para ser lucrativo, passa a ser prejudicial para os seus negócios.

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Alice Bachiega

Alice Bachiega

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