Controle de Estoque: Qual a Importância da Gestão

Fala-se muito em controle de estoque, mas como realmente isso pode afetar a operação de um ecommerce? Diversos fatores podem influenciar no controle de estoque, nesse artigo vamos entender: o que é, como pode ser feito e os resultados.

A gestão do estoque é muito importante para qualquer empresa, principalmente para operações de ecommerce que precisam de agilidade no envio dos produtos.

A falta de controle causa sérios problemas para a empresa que passam desde a perda de lucratividade até uma má reputação no mercado devido problemas de entrega de pedidos.

Ter mapeado todo seu fluxo de estoque com dados apurados de entradas e saídas de produtos é essencial para que seu negócio possa gerar lucro e prosperar. Através do gerenciamento e controle de processos logísticos é possível ter informações mais precisas sobre produtos, custos, entre outras informações que vão auxiliar na tomada de decisão, tais como curva de vendas e lucratividade.

Podemos citar como pontos importantes neste processo:

1 – Evitar desperdícios

Tempo e dinheiro são importantes em qualquer empresa, de qualquer segmento e de qualquer tamanho. Quanto mais otimizado forem seus processos, mais rápido serão seus envios e maior será seu lucro.

2 – Otimização de Espaço

Sabemos que quanto maior o espaço necessário para o seu estoque, maior será o custo, como também sabemos que mercadoria parada e ocupando seu espaço também é prejuízo. Com os processos otimizados, conseguimos fazer compras de forma mais eficiente, melhorando o giro de produtos e minimizando este tipo de problema.
O nível da tecnologia envolvida nesse processo deve estar ligado à atual capacidade financeira. Como já mencionamos, é imprescindível ter o controle de estoque definido na sua empresa, seja pequena, média ou grande.

Antes de considerarmos as alternativas de execução, é fundamental definir que cada produto em seu estoque deve ter uma identidade, ou seja um SKU (Stock Keeping Unit). Por exemplo, em um estoque de uma loja de móveis temos: cadeira azul com o código 0020, a vermelha tem o 0021 e verde 0022. Ou seja, sempre seguindo uma linha lógica, cada produto deve ter uma identificação. A quantidade do mesmo produto em estoque é indiferente, o que gera o SKU são as características únicas de cada item.

Agora vamos lá, existem duas formas de deixar a gestão do seu processo mais ágil e precisa, são elas:

1 – Manual

A mais indicada para pequenos empreendimentos que estão iniciando no comércio eletrônico são as planilhas. Com baixo volume de vendas é possível alimentar as informações e garantir o controle do estoque.

2 – Automatizada

A automação via sistema de informação otimiza o tempo dos processos logísticos de sua operação, fornecendo uma base completa sobre compras, vendas, números, métricas e relatórios completos para análises. Isso pode incluir informações precisas como, por exemplo, histórico de vendas e oscilação de preço, permitindo identificar sazonalidades.

A necessidade de automação na empresa surge em diversos setores, conforme ela evoluir. No estoque isso não é diferente. Considerando um alto volume de vendas por dia em diversas fontes (loja virtual ou marketplace).

Vamos entender isso na prática, imagine a seguinte situação:

A sua empresa vende o mesmo produto no Mercado Livre e na sua Loja Virtual (dois canais distintos). Em um mesmo dia, são feitos 6 pedidos (do mesmo item) em cada canal. Ou seja, seis pedidos no Mercado Livre e seis na sua loja virtual. Porém a quantidade total do item vendido é de dez unidades.
Neste caso vamos ter o que chamamos de “ruptura”. O volume de vendas excedeu o disponível (vendemos 12 unidades e temos apenas 10 disponíveis).

Um controle de estoque bem configurado e integrado com os canais de vendas, poderia evitar essa situação. Pausando os anúncios ou emitindo alertas de compra antes de finalizar o estoque, por exemplo.

Essa é uma das ações executadas por sistemas inteligentes de gerenciamento de estoque. As ferramentas disponíveis nos sistemas variam de acordo com cada fornecedor. Veja qual atende melhor às suas necessidades, de acordo com seu orçamento, considerando os benefícios que serão fornecidos.

Analise o atual momento de sua empresa e como os processos estão fluindo. Avalie as particularidades entre as opções de gestão e otimize a sua operação. Se o controle do estoque for feito manualmente, não hesite em automatizar o processo quando o volume de vendas evoluir. Conte com a Becommerce para isso!

Avaliações
Total: 1 Média: 5