5 Dicas de Pós-venda com uma Plataforma de Ecommerce

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Você finalmente estruturou seu ecommerce com as melhores técnicas de SEO, possui produtos de qualidade, meios de pagamento seguros e está sempre ligado às novidades para sempre estar a frente dos seus concorrentes e proporcionar uma ótima experiência de compra ao seu cliente.

Você acredita que, após a compra ser finalizada e entregue, o processo de venda acabou? A resposta é não.

Para que seu negócio seja um verdadeiro sucesso, você deve saber a satisfação do seu cliente durante e depois a finalização da compra. Por isso existe o pós-venda no ecommerce.

O serviço de pós-venda está relacionado as atividades pensadas para manter um bom relacionamento com um cliente, oferecendo um atendimento de qualidade e visando atender suas necessidades. Resultando na fidelização do mesmo. Quer saber mais sobre isso? Confira aqui o que é pós-venda e qual a sua importância.

Vantagens do Pós-venda
Além de identificar problemas no processo de vendas, o pós-venda auxilia na organização e no mapeamento de satisfação do cliente. Ao ter tudo isso estruturado, o pós-venda resultará numa boa credibilidade e reputação do seu negócio. E consequentemente, aumentará o lucro da sua empresa, visto que com o marketing boca a boca mais pessoas saberão quem é você e o que você vende.

Ser claro, respeitoso e transparente são critérios essenciais para considerar na sua conversa com o cliente. Seja por e-mail ou ligação, é importante deixar o cliente informado sobre tudo relacionado a sua compra. Pensando nisso, trouxemos aqui 5 dicas para você criar o melhor pós-venda e como uma plataforma de ecommerce pode te ajudar nesse processo.

5 Dicas de Pós-venda com uma Plataforma de Ecommerce:

1.  Ter um histórico do cliente

Manter todas as informações referentes ao comprador atualizadas é o primeiro passo para saber como abordá-lo. Essas informações devem conter:

  • Informações pessoais
  • Informações da compra
  • Se já tiver o primeiro contato, ter salvo o que já foi conversado e quem abordou este cliente

Existem plataformas de gestão que facilitam esse contato com abertura de tickets de ajuda, deixando essas informações sempre visíveis para o vendedor. Assim, você pode ficar a disposição do cliente para facilitar a comunicação entre vocês e evitar possíveis erros tanto no processo de compra quanto posteriormente em relação a entrega, por exemplo.

Dessa maneira é possível criar um vínculo maior com o cliente, deixando-o mais satisfeito com a sua marca.

2. Ter diversos canais de comunicação

É importante que a sua empresa forneça uma forma facilitada de contato para os clientes. Canais de comunicação bem estruturados possibilitam que você, vendedor, se comunique de maneira rápida e fácil com seu cliente.

Portanto, deixe algum email específico disponível, além das redes sociais e telefone. Assim, o cliente consegue te encontrar e passar os feedbacks necessários para você estar sempre aprimorando seu negócio.

Sempre que você for enviar um e-mail marketing, por exemplo, você pode também divulgar seus outros canais de comunicação. Mostrando ao cliente que você está disposto a ajudá-lo da melhor maneira possível.

Para facilitar esse contato, você pode automatizar o envio de e-mails através de uma plataforma de e-mail marketing para ecommerce.

Falando em e-mail marketing, aqui estão algumas boas práticas para você ter ótimos resultados:

  • Envie um e-mail para confirmar a entrega. Por mais que você tenha rastreado e visto que o produto já chegou no endereço do comprador, envie um email. Pergunte se chegou tudo corretamente e se o cliente gostou do produto. Não se esqueça de agradecer pela confiança e por ele optar por sua marca. Isso demonstrará que você realmente se importa.
  • Personalize os e-mails. Não envie a mesma mensagem se já é a 2º ou 3º compra daquele cliente com você. Além disso, comunique-se com naturalidade, isso faz com que você se aproxime do cliente.
  • Abra espaço sempre para sugestões. Isso mostra que você é receptivo e que pretende ter um relacionamento bom com o cliente.
3. Atenção às reclamações

Não ignore as reclamações dos seus clientes. Preste atenção nos feedbacks feitos diretamente a você nos seus canais de comunicação e também em outros sites como o  Reclame Aqui e também dentro do próprio marketplace em que você atua. Não se esqueça de que sua reputação está em jogo diariamente e, qualquer deslize, pode prejudicar a posição dos seus anúncios.

Ao se deparar com alguma reclamação, busque medidas para solucionar o problema rapidamente. Essa é uma forma de mostrar ao cliente que você se preocupa com a satisfação dele.

Perceba que todas as dicas que estamos te dando estão interligadas. Para você evitar que um cliente abra uma reclamação dentro do marketplace, por exemplo, ao enviar um e-mail para ele, sugira os canais de comunicação que você possui para se relacionarem diretamente. Assim como a abertura tickets existentes em algumas plataformas de ecommerce e marketplace, como a Becommerce.

4. Ofereça oportunidades exclusivas de desconto e cupons

Com base no histórico de compra do cliente, você pode disparar e-mails marketing oferecendo a ele opções de compra complementares ao seu interesse inicial.

Para melhorar ainda mais o pós-venda, você pode também agradar o cliente. Ou seja, ofereça oportunidades exclusivas de descontos, kits de produtos e cupons de descontos caso você tenha seu próprio ecommerce e também nos marketplaces.

Mostre ao mercado que sua empresa proporciona a melhor experiência de compra para os clientes.

Com uma plataforma de ecommerce e marketplace que possua a opção de gerenciar vendas, você consegue ter esse histórico de compra e indicar no melhor tempo possível determinados produtos.

5. Mensurar as informações

Por último, mas não menos importante vem a mensuração. Através do pós-venda, você receberá informações de todo o tipo: elogios, reclamações, sugestões, opiniões sobre o produto e sua marca, e também a possibilidade de recompra.

Portanto, todos esses dados recolhidos por você devem ser analisados para que sua empresa desenvolva planos específicos que permitam aumentar a satisfação e fidelização do cliente. Lembre-se: use todo tipo de informação a seu favor. Não desperdice a oportunidade de dar um “up” no seu negócio!

Conclusão

Toda e qualquer estratégia de venda precisa ser pensada para melhorar a experiência de compra do cliente. Consequentemente isso resultará em um lucro maior para o seu negócio. Portanto, é preciso que todos os vendedores de ecommerce e marketplace entendam que o contato com o cliente não se encerra quando a compra é finalizada. Este é apenas o início de uma relação de confiança e fidelização.

Os clientes preferem o contato humano no processo de compra online e, por isso, buscam por empresas que possuam um atendimento diferenciado, além de produtos de qualidade. Esse diferencial é o que faz com que um comprador se torne cliente fiel de uma marca.

Com essas dicas acima e uma plataforma de ecommerce que te ajude na gestão, você já está apto a criar um pós-venda de qualidade. Preparado para ter uma marca de sucesso?

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Fernando Vitti

Fernando Vitti

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