Você que possui uma loja virtual ou atua em marketplaces deve estar em constante busca de conhecimento sobre como vender mais e melhor. E todo mundo, seja um comprador, vendedor, comerciante ou gerente, possui problemas com o tempo. Ninguém tem tempo a perder quando faz negócios. Como dono de ecommerce, você certamente não quer desperdiçar horas em algo que não te dê bons retornos financeiros.

Para isso, é importante que você defina uma estratégia de vendas focada nos resultados a curto, médio e longo prazo. Ou seja, você não precisa correr o risco de ter que abaixar seus preços e ficar sempre em disputa com seus concorrentes. Você pode tomar atitudes em relação aos seus clientes para torná-los fiéis a sua marca e gerar mais credibilidade. Assim, seu negócio crescerá aos poucos e se tornará um verdadeiro sucesso em vendas. 

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas simples para você incluir em sua estratégia de vendas que podem te ajudar a vender mais em menos tempo!

1- Antes de tudo, defina seu cliente ideal

Só porque uma pessoa demostrou certo interesse em sua loja virtual, não significa que ela se qualifica como um cliente, como alguém que de fato realizará uma compra com você. Por isso, para qualificar potenciais clientes, utilize o método BANT com as seguintes perguntas:

Orçamento: O possível cliente tem um orçamento estabelecido para comprar seu produto?

Autoridade: Essa pessoa tem autoridade para tomar uma decisão de compra?

Necessidade: Esse possível cliente tem uma real necessidade para adquirir seu produto ou um problema que seu produto consegue resolver?

Tempo: A pessoa possui um prazo específico para realizar a compra?

A partir das respostas dessas perguntas, você conseguirá traçar um perfil do seus potenciais clientes. E, então, realizar ações com base nisso para atingi-los e levá-los até a finalização da compra.

2- Faça boas compras para vender bem

Para o seu negócio ter sucesso, um dos pontos que você deve se atentar é comprar seus produtos de bons fornecedores, que aceitem negociações. Mas além de pensar no lucro, você precisa pensar na qualidade dos produtos também. Portanto, escolha produtos que atendam realmente as necessidades dos seus clientes e que vão resolver seus problemas e não causar outros.

3- Promova uma boa experiência de compra

Não adianta só vender bons produtos, seus clientes querem ser bem atendidos e querem encontrar facilmente o que buscam quando chegam até um site ou marketplace. Ao confiarem na sua marca para adquirir determinado produto, o cliente deseja recebê-lo o mais rápido possível para fazer bom uso. Portanto, tente agregar mais valor ao seu negócio, como entregas com hora marcada, brindes complementares ou simplesmente um pós-venda para saber se o cliente está bem e se o produto adquirido supriu as necessidades.

Você pode utilizar muito bem as redes sociais e e-mail marketing para criar vínculo com seus clientes, além de divulgar a sua marca. Pense nisso!

4- Aproveite datas comemorativas

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para impulsionar suas vendas. Portanto, não deixe de aproveitá-las da melhor maneira possível. Sendo assim, faça um bom planejamento para que você não saia no prejuízo e obtenha muito lucro.

Ao definir uma boa estratégia de vendas em datas comemorativas, você consegue aumentar a conversão do seu ecommerce. Já estamos no meio do ano, mas ainda há tempo para você conferir nosso calendário para ecommerce clicando aqui e definir as datas que são mais relevantes para o segmento em que você atua.

5- Use descontos a seu favor

Todo cliente gosta de um bom desconto e quem é que não gosta de pagar mais barato por alguma coisa, não é mesmo? Mas você não vai conseguir ter um negócio lucrativo se viver somente oferecendo descontos. Portanto, analise todo o seu negócio e planeje bons descontos que gerem maior retorno para você.

Mas não engane seus compradores. Seja transparente. Não invente preços e depois coloque o preço original só para dizer que é uma promoção. Sendo assim, considere os custos e a movimentação do estoque para criar uma boa estratégia de descontos. Para você entender melhor sobre isso, entenda como atrair clientes oferecendo descontos.

6- Saiba receber bem os clientes no seu site  

Se você não sabe como abordar seus possíveis clientes, é bem provável que você esteja perdendo boas vendas e isso, consequentemente, refletirá no seu faturamento.

No mundo online, você precisa atrair o consumidor até o seu site e garantir que a navegação dele será boa e intuitiva. Portanto, torne seu site responsivo. Sugira produtos recomendados de acordo com os interesses de busca dele. Além disso, invista no marketing de conteúdo. Assim, você estará gerando mais valor à sua marca e interesse pelos seus produtos.

Conclusão

Busque conhecimento. Quem atua no mundo online precisa estar em constante aprendizagem, porque os métodos de vendas online mudam frequentemente. E, quem não acompanhar as mudanças, ficará para trás, visto que este é um mercado em grande expansão também. Logo, queira entender os seus clientes e busque melhorar cada vez mais tanto no seu relacionamento com eles quanto com seus planejamentos em busca de maiores lucros.

Lembre-se: não adianta ter bons produtos se a experiência do cliente não foi boa. Tudo precisa estar em perfeito alinhamento para você se destacar entre os demais do seu segmento. Além disso, não se deixe desanimar. Sua motivação é fundamental para você atingir os resultados esperados.

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