Nova Reputação do Mercado Livre: Tudo o que Você Precisa Saber

nova-reputação-do-mercado-livre

Nova Reputação do Mercado Livre: Tudo o que Você Precisa Saber

Você que atua com vendas no Mercado Livre já deve ter lido em algum lugar sobre a nova reputação que está por vir. A partir de Julho, novos fatores influenciarão na forma como a régua de cor será medida e alterações nos requisitos para alcançar e manter a medalha de Mercado Líder. Para que tudo continue certo, você precisa entender a nova reputação do Mercado Livre.

Nesse artigo, vamos entender quais são essas mudanças. Além disso, aproveitaremos para esclarecer pontos que não ficaram nítidos ou causaram controversas no primeiro aviso e como isso terá impacto no seu dia a dia.

Começaremos pelos três fatores que influenciarão na nova reputação do lojista:

1. Reclamações

Não poderá ultrapassar 5% de reclamações sobre o total de vendas.

O que não será considerado no número:

– Reclamação iniciada antes do vencimento do prazo de postagem
– Atrasos de entrega dos correios ou transportadoras
– Alegações de que não pode esperar a entrega
– Reclamação com solicitação de informações sobre quando receberá o produto
– Comprador adquiriu o produto errado ou arrependimento
– Após a confirmação do pagamento, não serão aceitas reclamações no mesmo dia ou no dia seguinte, em categorias não atendidas pelo MercadoEnvios.
– Troca em Calçados, Roupas e Bolsas: se o comprador escolheu cor branca, você enviou branca, mas o cliente desejar trocar por vermelha = você não será prejudicado. Mas caso ocorra o inverso, sim.

 

2. Prazo de postagem

Através de comparação entre vendedores da mesma categoria, não poderá ultrapassar 20% de atraso no total de pedidos.

Cada categoria dentro do MercadoLivre, possui seu respectivo tempo médio de envio. É muito provável que o setor Automotivo despache mais rápido que o de Personalizáveis, isso porque um mp3 player já está pronto para despacho já uma caneca personalizada não. Portanto, serão comparados com seus concorrentes diretos. Com isso, o vendedor não poderá ultrapassar uma média de atrasos em seus envios.

Embora o Mercado Livre estipule que esse tempo seja em 20% do total das vendas, vale reforçar que esse número pode e deverá variar, aumentando ou diminuindo, com base na categoria do produto.

Além da comparação com média de envios, outro ponto para analisarmos, é o prazo de 24 horas úteis para postagem. Ou seja, se recebo uma venda durante a manhã do dia 22, enviando até a tarde do dia 23, não será contado como atraso. Mas isso é considerado um grande problema para produtos personalizados, uma vez que, todo o processo de produção e despacho, leva mais tempo do que um produto pronto para envio. Segundo a Flavia Marcon do Mercado Livre, “estudos estão sendo feitos e cada produto está sendo analisado como único”. Com isso, é provável que tenhamos novidades ligadas à novas sub-categorias que possam ser disponibilizadas, com seus respectivos prazos surgindo nos próximos dias.

Envolvendo a postagem e muito questionado: o dropshipping será inviável?
O nacional não, mas o internacional sim. Com base nos tempos descritos acima. Isso porque há casos no dropshipping nacional, que a postagem do produto ocorre no máximo 1 dia após o pedido de compra. Mas com isso, é interessante verificar se o fornecedor possui logística que despache no prazo determinado.

 

3. Volume de vendas

A partir de 3 vendas na história do cadastro, o termômetro é ativado. Contando com a confirmação do pagamento.

Cumprindo os três requisitos, o lojista terá o termômetro na cor verde escuro. Um dos fatores para se tornar MercadoLíder.

O período que terá reflexo no termômetro será baseado nos últimos três meses, mais o mês em andamento pra vendedores que possuírem 60 vendas ou mais. Em casos de vendedores com menos de 60 vendas, será levado em conta todo o tempo de cadastro. Com isso, para preparações, nos restam Maio e Junho, além de Abril que será considerado, até começar a nova reputação do Mercado Livre.

 

MercadoLíder

Para tornar e manter a conta MercadoLíder, além da reputação no verde escuro, outros pontos devem receber atenção. Alguns desses não vistos nas regras atuais. Sempre considerando os últimos três meses, com base em:

– Faturamento superior a R$ 36.500
– No mínimo 60 vendas concretizadas
– Tempo mínimo de conta em três meses
– Reputação no verde escuro
– O cadastro não poderá chegar a 2% de reclamações com mediação
– O número total de vendas canceladas com devolução de dinheiro não poderá chegar a 5%.
Sendo que não serão consideradas devoluções a partir de reclamações abertas em que o comprador solicitar o cancelamento da compra.

 

Qualificações

Um importante adendo: as qualificações positivas, neutras e negativas, que influenciam na relevância e termômetro serão removidas do marketplace. Bem como não haverá peso algum sobre manter ou obter a medalha de MercadoLíder. O comprador não terá mais opção de qualificar entre as conhecidas hoje.

Porém, isso não significa que o comprador não pode de alguma forma avaliar o produto ou vendedor. O então cliente, não sendo obrigatório, poderá registrar uma opinião sobre o produto, visível à todos que visitarem seus anúncios. Vale ressaltar que a mesma não terá reflexo na relevância de anúncios ou cadastro para o sistema do marketplace. Tornando assim, uma ferramenta de conversão visual, afinal, nada melhor do que nossos clientes nos recomendando positivamente e de forma espontânea não é mesmo?

Sem as qualificações, ao utilizar MercadoEnvios, o dinheiro ficará disponível dois dias após o comprador receber o produto. Em outros tipos de envio, a liberação do dinheiro será possível após você atualizar a venda para produto entregue e então o comprador confirmará via e-mail automático do MercadoLivre, assim como é feito atualmente.

É importante ressaltar que, desde o dia 6 de Abril, quando o aviso foi ao ar, o Mercado Livre buscou interagir com os vendedores e parceiros. A fim de esclarecer e deixar a situação mais clara possível em relação a nova reputação do Mercado Livre

Portanto, como mencionamos, é muito provável que nos próximos dois meses, aconteçam alterações visando particularidades de cada categoria, nas mudanças que ocorrerão em Julho. Porém, o ideal é trabalhar para otimizar a sua operação com base no que já foi anunciado.

A medida que as informações são esclarecidas, qual a sua opinião sobre essa nova reputação do Mercado Livre? Conte para nós através dos comentários.

 

Receba dicas no seu email sobre como aumentar suas vendas nos marketplaces

Fernando Vitti

Fernando Vitti

Deixe o seu comentário