Antes de dar início às vendas online, uma das primeiras perguntas que você precisa responder é onde você conseguirá os produtos para, então, vender. Isso abrange tudo, desde a terceirização até o gerenciamento de estoque e inventário, que pode ser um grande desafio para os empreendedores.

Depois de analisar estes pontos, é hora de lidar com o preenchimento e envio de pedidos. E não se esqueça de todas as outras coisas, como o marketing e atendimento ao cliente. Afinal, você precisa ter uma estratégia bem estruturada para construir um negócio de sucesso.

Mas.. e se você pudesse evitar boa parte desse processo? É aqui que entra este guia básico sobre como iniciar um negócio de dropshipping.

Entendendo como Dropshipping Funciona

O Dropshipping é um modelo de negócios no qual o vendedor online faz parcerias com fornecedores para atender diretamente suas demandas online. Em vez de manter seu próprio estoque de produtos, os vendedores online transferem os pedidos dos clientes e as informações de entrega para o fornecedor, que envia as mercadorias diretamente ao cliente (e geralmente lida com as devoluções também).

Os vendedores online não mostram que há um fornecedor que envia o produto diretamente ao comprador. Eles geralmente incluem nas embalagens o nome da própria empresa, logotipo e informações de contato para que pareça com que não haja esse intermédio do fornecedor.

Vantagens e Desvantagens do Dropshipping

Existem muitas vantagens em relação ao dropshipping, principalmente se você for novo no ecommerce, por exemplo o baixo custo e risco para iniciar. Mas à medida em que seu negócio vai se expandindo e se estabelecendo, algumas desvantagens podem surgir, causando um pouco de dor de cabeça para quem administra todo a empresa, por exemplo a margem de lucro baixo e problemas de entrega dos produtos (o que pode prejudicar a experiência de compra do cliente).

Aqui abaixo estão os benefícios e riscos que você precisa considerar quando se trata de fazer dropshipping na sua loja online.

Pontos Positivos

Dropshipping é uma maneira efetiva de você vender seus produtos online sem gastar tanto. Você pode usar o dropshipping para iniciar um negócio sem ter um estoque próprio ou pode usar isso para expandir seus negócios. Há diferentes estratégias de dropshipping dependendo de acordo com o objetivo do seu negócio.

Abaixo temos o porquê de muitas pessoas gostarem do dropshipping e como você pode conseguir fazer isso corretamente.

1- Baixo Custo Indireto

Começar um negócio online consiste em correr um pouco de risco financeiro. Você precisa separar dinheiro para as embalagens, estoque, equipamentos e espaço para conciliar tudo isso. Se as vendas não forem planejadas, você perderá seu investimento inicial e ficará com um estoque parado. Portanto, se você está começando agora no ecommerce, o dropshipping é uma forma de ter um custo baixo.

Empresas maiores podem se beneficiar economizando dinheiro em estoque, equipamentos e funcionários. Os negócios de dropshipping geralmente possuem os benefícios dos preços no atacado (ou pelo menos próximo a ele).

2- A capacidade para escalar seu negócio rapidamente

Gerenciar seus pedidos e despachá-los no Correios ou transportadora leva muito tempo. Pode não parecer enquanto seu negócio é recente e você receba apenas alguns pedidos, mas fica mais difícil gerenciar quando a empresa começa a crescer.

Se os negócios estão crescendo e você está tendo problemas para acompanhar a demanda, o dropshipping pode ser sua resposta. Você tem mais tempo para planejar e gerenciar o crescimento da sua empresa. Mas sem deixar de lado as responsabilidades que cabem a você, como por exemplo garantir a entrega no prazo para o comprador.

Se você é novo no mundo online, precisa se apressar para começar a trabalhar com marketing e vendas. Um dropshipper/fornecedor de dropshipping cuida das operações práticas enquanto você gasta tempo em crescimento.

Bônus: com o dropshipping geralmente os fornecedores negociam melhores taxas de envio devido ao volume extremamente alto de pedidos que enviam todos os dias.

3- Você pode testar e validar novos produtos com pouco risco

Não tem certeza se seus produtos serão vendidos? Tem interesse em expandir para um novo mercado? Teste novos produtos com um fornecedor de dropshipping primeiro, em vez de estocar os produtos e esperar que sua aposta seja boa.

As grandes empresas podem experimentar e expandir sua linha de produtos rapidamente, enquanto as startups podem testar as ideias iniciais dos produtos. 😉

4- Tempo livre para investir em marketing e atendimento ao cliente

Ter uma loja dropshipping significa que você deixará de gastar tempo com gerenciamento de estoque, impressão de etiquetas e pedidos. Isso permitirá que você gaste mais tempo em marketing e promoção para atrair mais clientes para seu site. Além disso, você pode se concentrar mais no atendimento ao cliente para garantir a retenção de seus clientes.

Pontos Negativos

Os benefícios são vários, mas há alguns motivos para que nem todo mundo utilize o modelo de dropshipping. Para cada benefício ao utilizar o dropshipping, há outro que possa te fazer pensar melhor a respeito.

1- Mercado mais competitivo

Como há poucos requisitos para vender por meio de dropshipping, a concorrência é alta. Alguns segmentos são mais concorridos do que outros. Portanto, pesquise o que você está vendendo e pra quem deseja vender.

Isso pode não ser um problema para empresas grandes, mas as startups que ainda desenvolvem sua marca e seus negócios podem achar difícil se destacar no meio da multidão.

2- Você não está no controle da qualidade do produto

Você confia em uma outra empresa para ter os produtos e manter a reputação da sua marca, o que pode ser um risco. Se o seu fornecedor vende produtos de baixa qualidade, isso reflete em você. Certifique-se de testar os produtos e solicitar amostras para você mesmo. A qualidade deve atender aos seus padrões.

Você também não elabora os pedidos tanto quanto gostaria. Com o ecommerce, qualquer detalhe faz diferença. Você não pode interagir cara a cara com seus clientes, como acontece em uma loja física, de modo que todas as oportunidades para impressionar seus clientes contam, como uma guia de instruções ou embalagem personalizada.

Dica: Alguns fornecedores permitem que você personalize um pouco suas embalagens com a sua marca.

As pequenas empresas podem não querer gastar dinheiro com esses extras; é mais importante obter vendas e construir a reputação da sua loja. Mas uma marca grande pode ter os recursos e o desejo de ir além com sua marca. O que significa que o dropshipping pode não ser sua melhor aposta.

3- Você tem uma margem de lucro menor

Existem 2 transações que podem acontecer no dropshipping:

  • O cliente paga pelo seu produto
  • Você paga seu fornecedor pelo produto dito

O que resta para você é o seu lucro. Portanto, você precisa levar em conta o preço base do seu fornecedor ao definir seus preços de varejo. Você não vai sair com lucro de 100%. Mesmo que você possa começar com um preço de atacado, seu fornecedor sempre terá uma comissão.

Você pode obter um lucro menor por venda, mas a vantagem é que você ainda economiza dinheiro em custos de despesas gerais e de inicialização.

4- Coordenar a logística pode ser difícil

Se você está trabalhando com diversos fornecedores, isso pode ser confuso para você lidar com cada tipo de política e tipos de frete.

O dropshipping também está suscetível ao erro humano. Às vezes, seus clientes receberão seu pedidos danificados ou até mesmo a encomenda de outra pessoa. Erros acontecem, então esteja preparado para lidar com eles e saber como se comunicar com seus clientes.

O Dropshipping Vale a Pena?

Assim como muitos aspectos do ecommerce, o dropshipping não é tão simples. Avaliar se o dropshipping funciona para o seu negócio depende muito das suas necessidades e preferências atuais.

Se você tem curiosidade sobre vender no ecommerce, mas não quer correr o risco de começar um negócio, o dropshipping é uma maneira relativamente barata para isso. E se você é um empreendedor de médio a grande porte já e pretende alavancar suas vendas com rapidez e eficiência, essa é uma maneira fácil de crescer sem esgotar seu orçamento.

Mas se você puder lidar com as vendas por conta própria ou quiser manter um controle maior do seus produtos, não faça ainda.

Como Encontrar o Fornecedor Certo?

As possibilidades do que você pode vender por meio de dropshipping são quase infinitas – vestuário, jóias, eletrônicos, alimentos. Mas faça uma pesquisa completa primeiro. Alguns dropshippers são ótimos para arte ou vestuário, outros para eletrônicos. Faça a devida pesquisa para entender qual é qual.

Um fornecedor de dropshipping assegura suas vendas? Eles oferecem proteção contra fraudes?

Primeiro, decida quais produtos você quer vender. Procure por fornecedores que possuem esses produtos a um custo razoável e de boa qualidade. E não se esqueça de ler as políticas do dropshipper:

  • Como eles lidam com retornos ou ordens danificadas?
  • Quanto tempo leva para cumprir um pedido?
  • Eles são confiáveis?
  • O suporte ao cliente é útil e responsivo?

A principal coisa que você deve fazer: pedir amostras de produtos ou checar os produtos pessoalmente. Você precisa ver o que está vendendo para defender sua marca e testar a qualidade antes de oferecer ao público. Isso evita problemas futuros.

Abaixo recomendamos alguns fornecedores de dropshipping que você pode contatar e analisar se é viável ou não fazer uma parceria assim:

  1. Shopify – https://pt.shopify.com/dropshipping
  2. Alibaba – https://portuguese.alibaba.com/g/alibaba-brasil.html
  3. Aliexpress – https://pt.aliexpress.com/
  4. Ebay – https://www.ebay.com/
Perguntas Frequentes sobre Dropshipping
  • Como faço para começar um negócio de dropshipping?

Começar um negócio de dropshipping pode ser intimidante. Aqui estão os passos recomendados para decidir quais produtos vender on-line com dropshipping:

  • Faça uma pesquisa de mercado para identificar um segmento e potenciais produtos para vender.
  • Encontre fornecedores de dropshipping.
  • Finalize os produtos vendidos em sua loja
  • Integre sua loja online com fornecedores de dropshipping
  • Aproveite e venda em múltiplos canais, como marketplaces.
  • Teste novos produtos e iniciativas de marketing.
  • Quais são alguns bons produtos para vender fazendo dropshipping?

Existem muitos tipos de produtos que você pode fazer dropshipping. Sugerimos que você venda itens que sejam o melhor possível para ajudar a distinguir sua loja. Abaixo estão algumas ideias de produtos para vender:

  • Camisetas baseadas na última tendência de moda.
  • Bolsas e sacolas para uma causa específica.
  • Canecas bem humoradas e temáticas.
  • Marcadores de livro com frases motivacionais.
  • Babadores de bebês.
  • Relógios e jóias exclusivas.
  • O dropshipping é lucrativo?

Conforme tudo que pontuamos acima, você pode notar que, como em qualquer empreendimento, há muitas variáveis que contribuem para o sucesso e lucratividade de um negócio de dropshipping.

Conclusão

O dropshipping é uma maneira eficiente de começar a usar o ecommerce, e seus benefícios se aplicam a empresas menores e maiores também. Ao entender como fazer dropshipping, você pode iniciar uma loja com risco financeiro pequeno, experimentar novos produtos e dimensionar rapidamente seus negócios sem perder tempo para as operações.

Embora o dropshipping cuide das operações e dos pedidos, administrar sua loja não é totalmente gratuito. Você ainda terá que cuidar do marketing, desenvolvimento de produtos e vendas. Seu negócio não crescerá e prosperará a menos que você se foque para que isso aconteça, e o dropshipping lhe dará tempo para isso.

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