O que é Carrinho Abandonado?

Você sabia que o carrinho abandonado pode ser a causa de vendas perdidas de compradores que estavam engajados na sua loja? Se você quer aumentar suas conversões, continue lendo este artigo.

Imagine o seguinte cenário: você está no shopping esperando seu amigo chegar. Enquanto você está esperando, você para em alguma loja e encontra algumas coisas que você tem interesse em adquirir, então você pega esses produtos e continua olhando os outros produtos da loja. Seu telefone toca, seu amigo já chegou e está te esperando na praça de alimentação do shopping. Você devolve os produtos na prateleira e vai encontrar seu amigo. Por este motivo exato, você decidiu deixar os produtos e talvez volte para comprá-los em outro momento.

Significado de Carrinho Abandonado

Trazendo para o mundo online, isso é o carrinho abandonado: quando o cliente inclui os produtos no carrinho de compras online, mas sai do site sem efetuar a compra. A taxa de abandono de carrinho mostra quanto dos produtos adicionados no carrinho são abandonados. Isso pode ser calculado da seguinte forma:

Por que você deveria se importar?

Se a taxa de abandono de carrinho do seu ecommerce é alta isso significa que muitos dos seus clientes começam o processo de compra, mas não o finalizam. Os produtos abandonados são uma receita potencial que você não está obtendo porque as transações não são completadas e isso impede que você atinja ou supere suas metas de vendas.

De fato, esse fenômeno é bastante comum, com 65% dos varejistas tendo taxas superiores a 50% de acordo com o e-tailing, o que significa que eles têm o potencial de ganhar o dobro do lucro atual.

Por que compradores abandonam seus carrinhos?

Há muitas razões para o abandono de carrinho. De acordo com uma pesquisa da Statista de 2017, as principais razões são:

– Alto preço de frete: 54%

– Apenas olhando: 40%

– Apenas pesquisando: 38%

– Sem frete grátis: 39%

– Preço inexpressivo do frete: 24%

– Prazo de entrega: 26%

– Processo de compra longo: 21%

– Má navegação do site: 16%

Isso mostra que os compradores prezam por total transparência sobre os custos, segurança nos processos, variedade de entregas e boa experiência de navegação no site. Outras razões para isso podem ser as políticas de troca e devolução e serviço ao cliente, falta de intenção de compra ou distração na finalização da compra.

Então, o que fazer a respeito disso?

1. Tenha conhecimento sobre as razões mais comuns para o abandono de carrinhos.

2. Revise seu site, busque pelas razões encontradas e faça mudanças para prevenir que os carrinhos abandonados interfiram nas suas conversões. Por exemplo, ofereça aos usuários uma opção de checkout rápida, caso eles tenham que criar uma nova conta de usuário. Você deve se lembrar de sempre medir e acompanhar as taxas de abandono do carrinho para revisar as alterações e estratégias. No entanto, essas alterações não são à prova de balas e, na maioria das vezes, não são adequadas para motivar os clientes que não pretendem fazer uma compra em primeiro lugar.

3. Otimize a experiência de compra dos seus clientes para reduzir a taxa de abandono de produtos no carrinho de compras.

4. Implemente campanhas de e-mail marketing para resgatar os carrinhos abandonados. Você pode saber um pouco mais sobre e-mail marketing com este podcast.

Como resgatar carrinhos abandonados?

Você pode implementar uma campanha de e-mail para motivar os compradores a voltarem no seu site e finalizarem as compras. Isso faria com que eles resgatassem os carrinhos abandonados e você conseguiria voltar a movimentar sua lucratividade.

Primeiro de tudo, aqui estão os pré-requisitos para essa estratégia:

  1. O comprador adicionou produtos no carrinho e o abandonou
  2. Você tem o e-mail do comprador na sua lista de contatos para e-mail marketing

Você pode capturar o e-mail do comprador quando ele inserir no processo de cadastro para efetuar a compra. Mas também, há muitas maneiras de você conseguir capturar e-mails, seja um formulário para newsletter, para enviar promoções ou então pop-ups.

Uma vez que você cumpre os “pré-requisitos” para criar uma campanha para resgatar carrinhos abandonados, vamos ver como de fato criá-la.

1º e-mail: enviar depois de 1 hora uma mensagem mostrando o conteúdo dos carrinhos.

2º e-mail: normalmente, as pessoas costumam comprar online na mesma hora. Portanto, depois de 24 horas chega o momento de enviar um e-mail falando sobre atendimento ao cliente e como você poderia ajudá-lo caso tivesse algum problema para finalizar a compra.

3º e-mail: depois de 72 horas, você já pode enviar um e-mail oferecendo algum desconto ou frete grátis. Essa é a sua última chance de convencer o comprador, neste ponto você deve mostrar um senso de urgência.

Abaixo temos alguns pontos que você pode considerar durante sua campanha:

Tom: o tom utilizado no e-mail deve ser como de um atendimento ao cliente. Ou seja, deve ser solícito e pronto para ajudar.

Clareza: o propósito do e-mail deve estar claro e objetivo. Use chamadas de ação que direcionem o comprador até seu site novamente.

Análises Consistentes: você deve monitorar constantemente a performance de suas campanhas e usar testes A/B para encontrar o que de fato funciona com seus compradores. Você deve saber quais são os motivos para os abandonos de carrinhos e focar nesses pontos para melhorar rapidamente.
Conclusão

Antes de começar a otimizar sua estratégias e campanhas para recuperar carrinhos abandonados, lembre-se sempre de analisar em qual estágio de compra você está tendo mais problemas e perdendo a maioria dos clientes.

Feito isso, você conseguirá se concentrar nos e-mails, testando e fazendo bons ajustes quando necessário.

Vemos que vender online não é uma tarefa tão simples, mas se você não se adequa e passa a utilizar boas campanhas de e-mail marketing, você perderá boas chances de lucrar mais.

Esteja sempre otimizando seu site para obter uma melhor taxa de conversão e ouça seus clientes. Às vezes a solução dos seus problemas é algo simples de fazer.

Avaliações
Total: 1 Média: 5