Em meio às diversas tarefas dentro de uma empresa, principalmente de ecommerce, o controle de estoque é uma das principais para obter o sucesso de um negócio. Esse gerenciamento é essencial para garantir um estoque bom de mercadorias para o comprador, impedir desvios, evitar prejuízos por perda de validade, e até mesmo, para ter a certeza de que o cliente receberá a compra no prazo pré-determinado. Pensando nesses pontos, hoje falaremos sobre o que é controle de estoque e qual a importância para o ecommerce.

Ao definir os SKUs dos seus produtos, por exemplo, o controle do seu estoque começa a se estruturar muito melhor. Porque você terá registrado qual produto está sendo mais vendido e quais são as características dele. Sendo assim, não vai misturar ou confundir com outros produtos.

Importância do Controle de Estoque

A falta de um controle de estoque adequado pode representar a perda de uma possibilidade de venda para as empresas, além de gerar prejuízos.

Ter o estoque em ordem é de extrema importância para uma empresa saber sobre o que entra e o que sai em relação às mercadorias e, então, ter informações certas sobre a demanda que o mercado tem do seu produto, possíveis desvios e também sobre o lucro obtido. Isto é, saber que há a quantidade certa de produtos para que a empresa flua corretamente e atenda a demanda de seus clientes, sem ter prejuízos. Isso pode parecer óbvio para muitos, mas nem todo mundo sabe como realizar o controle de estoque.

Além de ajudar no gerenciamento da empresa, o controle de estoque proporciona uma maior eficiência e organização dos processos internos. Auxilia na diminuição de desperdícios, tanto de tempo para gerenciar quanto dos recursos financeiros.

Para que Serve o Controle de Estoque?

Muito além de organizar o espaço físico da sua empresa, o controle de estoque permite que você otimize as tarefas de toda a empresa, trazendo muitas vantagens e benefícios.

Esse tipo de processo pode ser complicado, principalmente se houver mais de um ponto de distribuição.  Por exemplo, vender em loja virtual e em diversos marketplaces. No entanto, deixar de organizar ou organizar de forma incorreta poderá gerar pequenos erros que resultarão em grandes prejuízos financeiros.

Você deve estar pensando: Como vou organizar meu estoque sem perder tanto tempo? Existem ferramentas que podem ser implementadas para reduzir ou eliminar totalmente os desperdícios de tempo e recursos. Se você se planejar e tiver uma estratégia boa, com base em técnicas e ferramentas que te auxiliarão, com certeza você conseguirá ter um estoque bem controlado e fará com que seu negócio seja um completo sucesso.

Certo… Mas para que realmente serve o controle de estoque?

Sem um controle de estoque eficiente, sua empresa terá dificuldade em encontrar possíveis produtos que estão em falta ou com pouca quantidade. Isso pode resultar na perda de possíveis vendas, já que neste caso, o comprador vai procurar outra empresa que tenha o produto desejado.

Ao ter um bom controle de estoque, você consegue fidelizar mais clientes, garantindo um aumento de suas vendas. Visto que, ao saber que você sempre tem tais produtos, eles sempre te procurarão. Isso envolve um pouquinho da confiança que você transmitirá para os clientes.

É horrível para um vendedor conseguir fechar uma venda e depois descobrir que não tem o produto no estoque. E pior que ele pode demorar a chegar. A insatisfação é ainda maior para o cliente, que vai procurar um concorrente. Além de manchar a reputação do vendedor que vende e depois atrasa a compra por não ter o produto.

Esse é um exemplo simples, mas bem comum. Só que em uma empresa bem organizada, isso não acontece. Pois ela se prepara para atender seus clientes de maneira satisfatória.

A gestão do estoque permite controlar o fluxo de mercadorias na empresa, além de nortear questões financeiras e de vendas. Isto é, é possível prever o que a empresa precisa comprar mais e se planejar para isso. Sabe como? Esse controle consegue indicar quais produtos são mais vendidos e quais são vendidos em datas esporádicas, como datas comemorativas. Com isso, você consegue se planejar melhor para criar anúncios específicos, promoções e descontos que atraiam esse tipo de comprador.

Benefícios de fazer o Controle de Estoque

Nada melhor do que começar a fazer o controle de estoque depois de saber os benefícios, certo? Por isso, agora vamos pontuar algumas vantagens de ter um estoque bem organizado.

  • Redução de erros. Muitas empresas que não possuem um controle de estoque equilibrado fazem compras em grande quantidade de produtos que na realidade não são tão vendidos. Justamente por não saberem a real necessidade. Gastando dinheiro no que não é bem investido.
  • Economia de tempo. Com um estoque bem organizado, você encontra os produtos rapidamente.
  • Controle e estimativa de vendas. Ao saber o que entra e o que sai, você consegue ter uma ideia do que é mais vendido e o que fica sempre em estoque e pouco sai.
  • Integração de vendas e outras áreas da empresa. Com o estoque bem administrado, as vendas aumentam, os custos diminuem e a empresa começa a funcionar bem em todas as áreas.

Problemas de não ter Controle de Estoque

Ainda não acha eficaz ter um controle de estoque? Preste atenção nos problemas que a falta de um estoque mal organizado pode resultar para você:

  • Você vai oferecer um serviço ruim aos clientes. Visto que eles vão te procurar e você não terá os produtos em estoque e não saberá disso até eles efetuarem a compra.
  • Perder em eficiência e gastar mais. Você não saberá a quantidade de produtos que tem e continuará comprando ou deixando de comprar, sem saber a real necessidade.
  • Isso tudo é resultado da falta de planejamento.
Como fazer o Controle de Estoque

Tudo o que entra e sai da empresa deve ser controlado. Esse processo de entra e sai deve ser bem organizado para que não haja ruídos nas informações.

Devido a isso, todos os setores de uma empresa precisam estar integrados, principalmente o setor financeiro e de compras. Quando um produto chega, esse produto precisa ser computado no sistema para ter esse controle interno e também ser devidamente organizado no espaço físico para ser fácil de encontrar também.

Mas…como fazer isso dar certo?

  • Planeje as compras de acordo com a demanda de cada produto
  • Escolha bem seus fornecedores
  • Cadastre seus produtos em um inventário de estoque
  • Metrifique os resultados. O que está vendendo mais, quais épocas são melhores para determinadas vendas e coisas do tipo.
  • Tenha uma ferramenta de gestão que te auxilie nesse controle de estoque. Facilitando os cadastros, deixando de fazer tudo manualmente.
Conclusão

Ao entender o que é controle de estoque, você já consegue notar a real importância disso para o seu ecommerce ser um sucesso. 

Se você contar com uma plataforma de ecommerce que te auxilie nessa gestão, você consegue automatizar muitos processos. E, consequentemente, otimizar seu tempo.

Ao ter mais tempo e com um bom controle de estoque, você consegue se planejar muito melhor em toda os processos de venda da sua empresa. Promovendo, assim, uma experiência de compra boa para seus clientes e também para você, que terá um bom relacionamento com todos eles.

Veja bem, tudo dentro de uma empresa precisa estar integrado, desde o controle de estoque até mesmo o controle de pedidos e contato com clientes. Portanto, ao melhorar um dos pontos, os outros também são afetados positivamente. Pense nisso e você terá muito mais sucesso nas suas vendas de ecommerce e marketplace.

 

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