O que é Dropshipping, Como Funciona e Quais São as Vantagens

Você sempre quis ter um negócio próprio. Comercializando para diversas regiões do país, alcançando diferentes públicos e um volume de pedidos relevante todos os dias. Mas você está relutante em deixar o seu trabalho ou talvez a falta de capital para o investimento inicial esteja impedido você de encarar um novo desafio. Neste post falaremos sobre o que é Dropshipping, como funciona e quais são as vantagens.

Se você se enxergou em alguma dessas situações acima, ou algo semelhante a isso, o Dropshipping pode ser o que faltava.

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de negócios conhecido na internet e praticado por diversas empresas. Nessa modalidade de venda, você envia produtos diretamente de fabricantes ou fornecedores para o cliente.

Você só compra algum produto ou tem algum custo quando recebe algum pedido de compra na loja virtual ou marketplaces, ou seja, quando realizar vendas. Com isso, você não precisa fabricar e nem possuir um estoque de produtos.  Agindo como um intermediador, pois o consumidor compra de você, mas você emitirá um pedido de compra à um fornecedor. Informando os dados de entrega do cliente, o despacho e postagem do produto será feito pelo fornecedor.

No dropshipping, você é responsável por iniciar o processo de venda ao consumidor final, executando o marketing e a captura do primeiro pedido da compra de seu cliente. Embora, os produtos e entrega sejam papéis de seu fornecedor,  a responsabilidade acaba sendo compartilhada e com mais peso para você. Pois quem escolhe de onde o produto sairá até a residência do consumidor final é você, então vale uma pesquisa bem apurada sobre a operação e processos de um possível fornecedor de dropshipping.

Como funciona o processo de dropshipping?

Para entender realmente o que é dropshipping, é preciso entender seu processo:

 O cliente adquire algum produto de você através de marketplaces ou Loja Virtual. Vale ressaltar que por aqui já aparecerá o nome da sua loja ou perfil em marketplace. Ou seja, o então comprador está adquirindo algo confiando em seu nome. 

 Com os dados do comprador em mãos, você emite o pedido de compra ao fornecedor. Informando os produtos adquiridos, endereço e mais informações necessárias para a entrega.

Para que o dropshipping faça sentido, o ideal é procurar por fornecedores que ofereçam um bom preço de compra. Dessa forma, você lucra sobre o valor total do pedido o qual o seu cliente já pagou.

 Por fim, o seu fornecedor fará a separação do pedido em estoque, embalagem e postagem do produto diretamente para o consumidor final.

Destacamos uma grande vantagem do dropshipping:

  • Investimento: se você praticar o dropshipping a partir de algum marketplace que não solicite investimentos mínimos, tais como o Mercado Livre, seu investimento inicial será relativamente baixo ou quase zero. Caso você pretenda iniciar através de uma loja virtual, os custos iniciais serão apenas com a estruturação profissional da plataforma. Em ambos os casos, a grande vantagem é que o investimento em produtos e espaço para alocá-los não existe, pois só será gerado algum custo quando vendas forem realizadas. E ainda assim será um custo apenas para emitir o pedido de compra. O espaço no qual a sua operação de captura e emissão de pedido de compra ao fornecedor estará estabelecida é irrelevante. Pode ser na sua casa ou em algum escritório pequeno. Desde que bem organizado para a boa execução dos processos que envolvem o dropshipping.

Desvantagem de dropshipping:

  • Como mencionamos no início do artigo, agora você sabe que o fornecedor é responsável pelo pedido e também pelo despacho. Mas a responsabilidade também passa a ser sua, afinal você quem escolherá o fornecedor. Portanto, se problemas relacionados aos processos realizados fora de seu espaço ocorrerem, você deverá arcar com a responsabilidade. Isso porque o comprador adquiriu algo através do seu nome e não de seu fornecedor.

Apesar de gerar dúvidas, esse modelo de negócios pode ser muito rentável e escalável em uma operação. Tudo dependerá do seu planejamento na hora criar seus processos e na escolha do(s) fornecedor(es) para execução do processo de dropshipping.

Avaliações
Total: 0 Média: 0