Como proprietário de uma empresa de ecommerce, você precisará se familiarizar com a logística. O gerenciamento interno de uma empresa é um componente crítico de qualquer negócio hoje em dia, mas em especial o ecommerce. Se você não tem uma loja física para armazenar o estoque, precisa confiar em terceiros para ajudar a armazenar e enviar seus produtos. Isso tudo é muito importante para a otimização do seu tempo do resultado final.

O que é logística?
Logística é basicamente a gestão de como os seus recursos são obtidos, armazenados e enviados para seus destinos finais. O planejamento, a execução e o controle do movimento e da colocação desses bens e serviços devem ocorrer em um determinado sistema projetado para atingir objetivos específicos, que podem variar de acordo com o setor.
Tomando uma visão mais macro, o gerenciamento de logística envolve alguns passos:

  • Localizar e identificar potenciais fornecedores e distribuidores
  • Determinando sua acessibilidade e eficácia em termos de produção de negócios
  • Formando relacionamentos e encontrando as soluções mais econômicas para o seu negócio

As grandes empresas geralmente trabalham com várias partes para acompanhar a demanda. No entanto, uma pequena empresa não precisa necessariamente se associar a diferentes organizações para gerenciar sua logística de ecommerce. Se sua operação for pequena, você poderá trabalhar com empresas e organizações locais para enviar e armazenar seus produtos.

Componentes de Logística
O gerenciamento de logística pode envolver algumas ou todas as seguintes funções de negócios, incluindo:

  • Transporte de entrada
  • Transporte de saída
  • Gestão de frota
  • Armazenamento
  • Manuseio de materiais / produtos
  • Envio do pedido
  • Gestão de estoque
  • Planejamento de demanda

Qual o Processo de Logística para meu Negócio?

A logística em uma pequena empresa não é excessivamente complexa. Depois que um cliente concluir seu pedido em seu site, a transação acionará qualquer software de estoque que você tenha. A maioria das plataformas de ecommerce terá uma parte de gerenciamento de estoque integrado. Portanto, um pagamento concluído ajustará automaticamente seu estoque.
Depois de receber a notificação de que um pedido foi confirmado, é hora de enviar o produto.

Dependendo do tamanho da sua operação, os próximos passos podem variar:

Operação em casa / escritório: se você estiver gerenciando seu negócio em sua casa ou em um escritório, desde separar e armazenar o estoque, tudo o que você precisa fazer é empacotar o produto e enviá-lo ao comprador. Essa é uma ótima opção para empresas mais novas e pequenas. Porque elas economizam dinheiro em despesas indiretas ao não precisar terceirizar sua administração de estoque.
Vendedor físico: Se você possui uma loja e tem espaço para armazenar os produtos que vende online, o mesmo princípio se aplica como o anterior. Basta embalar o produto e enviá-lo ao cliente que está aguardando.
Logística terceirizada: se sua operação for grande o suficiente para terceirizar sua logística de operações online, provavelmente será necessário sincronizar sua plataforma com a empresa com a qual você faz parceria. Dessa forma, assim que um cliente fizer uma compra, o centro de distribuição saberá e poderá enviar o pacote rapidamente. Essa abordagem é bem organizada e facilita o envio para que você possa se concentrar em outros aspectos da empresa. Mas sem deixar sua responsabilidade de garantir a entrega de lado.

É Possível Rastrear os Produtos?
Sim. Como a logística se tornou tão complexa e dependente da tecnologia digital, há opções para você manter o controle de seu estoque e de onde ele está na cadeia de suprimentos. As soluções de gerenciamento de estoque da sua plataforma online oferecem visibilidade do volume de um determinado produto restante. As ferramentas de gerenciamento de estoque oferecem uma visão em tempo real dos seus produtos. Para que você nunca fique atrás dos pedidos dos clientes.
Quando o produto sai de suas mãos, pode ser uma boa ideia manter o controle sobre determinados pedidos para garantir que eles cheguem ao cliente. Também é uma prática recomendada fornecer os mesmos números de rastreamento para os clientes em seu email de confirmação, para que eles possam acompanhar o local de seu pacote.
Logística vs. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos são termos que são frequentemente usados ​​de maneira única. Mas na verdade se referem a dois aspectos do processo.
Logística refere-se ao que acontece dentro de uma empresa. Incluindo a compra e entrega de matérias-primas, embalagem, transporte de mercadorias para distribuidores, por exemplo. Enquanto a gestão da cadeia de suprimentos refere-se a uma rede maior de organizações externas que trabalham juntas para entregar produtos aos clientes, incluindo fornecedores, provedores de transporte, call centers, fornecedores de estoque e outros.
Por que a logística é importante
Embora muitas pequenas empresas se concentrem no visual e na produção de seus produtos e serviços para melhor atender às necessidades dos clientes, se esses produtos não atingirem os clientes, o negócio não terá sucesso. Esse é o papel principal que a logística desempenha. Mas a logística também afeta outros pontos da sua empresa também.

Quanto maior a eficiência na compra, transporte e armazenamento de produtos, maior a lucratividade do seu negócio. A gestão de recursos para permitir a entrega e o uso oportuno de materiais pode melhorar ou “quebrar” uma empresa. 

E, do lado do cliente, se os produtos não puderem ser produzidos e enviados em tempo hábil, a satisfação do cliente poderá diminuir, afetando também negativamente a lucratividade e a viabilidade de longo prazo da empresa, assim como a reputação da marca diante dos possíveis compradores.

Tendo em vista que o mercado online está cada vez mais competitivo, não é de hoje que grandes e até mesmo pequenas empresas buscam ter agilidade nos seus processos para estar sempre à frente dos concorrentes. Mas além disso, essa agilidade resulta numa maior superação de expectativas dos clientes, tornando-os fidelizados a determinadas marcas. Ao ter uma boa logística, bem estruturada e eficiente, sua empresa pode conquistar seu espaço no mercado com produtos com boa qualidade, entregas sempre no prazo e margens de lucro sempre altas.

Avaliações
Total: 1 Média: 5