Você sabe o que é ROI? Crescer uma loja de ecommerce, ou qualquer negócio, muitas vezes envolve uma certa quantidade de tentativa e erro. Ao testar novos produtos ou estratégias de marketing, você tem uma melhor noção do que está valendo a pena, bem como o que pode não estar funcionando.

Se você está investindo tempo, energia, dinheiro e, provavelmente, tudo isso acima no seu ecommerce, você espera ver resultados tangíveis.

É aqui que o ROI, retorno sobre investimento, entra. Genericamente falando, ROI é uma maneira de mensurar o ganho financeiro acumulado de um investimento específico, em relação ao seu custo:

ROI = Ganho – Custo / Custo

Em termos simples, isso te ajuda a analisar o valor que uma oportunidade de crescimento acrescenta à sua operação de ecommerce.

Calculando o ROI para o seu ecommerce na prática

Na verdade não há um jeito exclusivo de calcular ou usar o ROI para seu ecommerce, você pode calcular o ROI sobre qualquer coisa, como você verá nos seguintes cenários

Cenário #1 – Melhorando o site do seu ecommerce

Seu site pode fazer ou quebrar sua operação de ecommerce.

Na verdade, de acordo com um recente artigo da Becommerce, 75% dos compradores online julgam a credibilidade de uma empresa só pelo design do site.

Você pode estar pensando: Ei, meu site funciona bem!

E enquanto investir dinheiro em uma renovação possa parecer luxo, especialmente se você estiver sem dinheiro, é importante considerar o possível retorno de conversões e receita. Para isso, você pode pontuar o que precisa melhorar no seu ecommerce ou incluir, assim você consegue mensurar seu desempenho de maneira mais ágil.  

Vejamos a VirtualKar como exemplo. Este cliente da Becommerce simplesmente teve seu design convertido para ser responsivo para dispositivos móveis. O resultado?

Depois de comparar suas conversões no celular de novembro a dezembro de 2015 (sem estar responsivo) para dados de novembro a dezembro de 2016 (já com design responsivo), eles tiveram um aumento de 921,95% nas conversões e um aumento de receita de 1039,21%.

Ao atualizar seu site para ser responsivo e proporcionar uma experiência incrível ao usuário em todos os dispositivos, a VirtualKar conseguiu aumentar a conversão e a receita, especialmente entre seus compradores de smartphones.

Uma maneira relativamente fácil de avaliar seu ROI nesta situação é comparar o custo da atualização ou personalização do site que optou pelo ganho de receitas.

Por exemplo, vamos dizer que você faz parte do seu orçamento atual e pague R$4.000 para refazer sua loja virtual no início do ano. Você está trazendo aproximadamente R$6.000 e este investimento resulta em um aumento de 294% na receita mensal. Sua receita em janeiro foi de R$ 11.760.

[(11.769-4.000 / 4.000)]

Este é um ROI de 194%.

E ao longo do ano? Seu lucro líquido na receita é de R$141.120.

[(141.120– 4.000] / 4.000)]

Este é um ROI de 3428%.

Cenário #2 – Reforçando seu plano de marketing

Marketing é uma parte vital da execução do ecommerce.

Você precisa ter certeza de que sua marca é visível, que você está se conectando com seu público-alvo e que está fazendo o máximo com o seu dinheiro de marketing.

O cálculo do ROI para as várias táticas de marketing que você está usando pode te ajudar a eliminar os que podem ser um dreno sobre seus recursos financeiros e sua mercadoria mais preciosa: o tempo.

Há diversas maneiras diferentes de abordar o ROI em relação ao marketing. Por exemplo, você pode mensurar isso em termos de quantas recompras uma estratégia em particular gera.

Você pode também ver quais canais de marketing estão produzindo os maiores e os mais baixos níveis de receita.

Por exemplo, se você está gastando milhares de reais em anúncios do Facebook por mês, mas apenas 5% das suas vendas vem do Facebook, isso é um sinal de que você pode reposicionar seu investimento em outros canais.

O cálculo de ROI é suficiente? Uma nota rápida sobre os benefícios intangíveis.

Na maior parte, o ROI tem um contexto financeiro, mas também pode ser usado para mensurar certos benefícios intangíveis que um investimento pode produzir.

Vamos dar uma olhada em cada um dos cenários para ilustrar este ponto:

  • Cenário #1: Um design de site desatualizado pode dar a impressão de que o seu site não é tão seguro e credível como aquele que está atualizado. Isso pode impedir que potenciais clientes façam negócios com você. Além disso, há diversas maneiras e ferramentas que você pode utilizar para melhorar o design e o SEO do seu site.
  • Cenário #2: Seu marketing é a primeira impressão e também a que a associação que permanece com os consumidores. É, muitas vezes, o que leva o seu ecommerce ser lembrado e transforma os consumidores (pessoas que usam seu produto uma vez) em clientes (pessoas que retornam). Se você colocar uma peça-chave de conteúdo ou campanha de marketing, você pode se beneficiar de ações sociais e, em alguns casos, viralidade que aumenta a consciência da marca e vendas. Também é importante ressaltar quão valoroso é investir na sua marca.

Pensar além de reais e centavos é crucial: experiência do usuário, satisfação do cliente, construção de uma marca, seu tempo e energia – tudo o que está acima e muito mais estão em jogo.

Outras métricas a serem consideradas para seu ecommerce

A receita é talvez a maneira mais fácil de rastrear o ROI e como o crescimento do seu negócio está progredindo, mas há algumas métricas adicionais que você pode querer dar conta. Por exemplo, pense em quanto custa adquirir um novo cliente, em comparação ao seu valor de vida. O valor da vida simplesmente significa quanto dinheiro gastaram com você até a presente data.

Se você tiver um custo médio de aquisição de clientes de R$15,00 e cada novo cliente resultar em um lucro de R$5,00, esse é um ROI de 30%. Se você tem uma pequena subseção de clientes que estão criando um lucro de R$15,00, então esse é um ROI de 100% para esse grupo de compradores. Olhando quanto valor esses clientes trazem para o seu negócio e como eles estão encontrando seu site pode te ajudar a aperfeiçoar seu plano de marketing para que você esteja constantemente atraindo os melhores clientes.

Se o e-mail marketing for parte da sua estratégia, você também pode ver coisas como quantos assinantes você tem, com que frequência abre seus e-mails, a taxa de cliques nas ofertas de e-mail e quantos desses cliques resultam em vendas. Enquanto você estiver nisso, você poderia rever a taxa de rejeição do seu site e quanto tempo os visitantes estão gastando em cada sessão.

Em linhas gerais, quanto mais métricas você estiver avaliando, melhor será para identificar os investimentos que estão levando o seu ecommerce para o sucesso. Falando disso, confira aqui um checklist para tornar seu ecommerce um verdadeiro sucesso.

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