O que é SEO para Marketplace e como Aplicá-lo?

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O que é SEO para Marketplace?

guia de seo para ecommerce e marketplaceSearch Engine Optimization (SEO) ou Otimização dos Mecanismos de Busca, consiste em um conjunto de estratégias e táticas para aumentar a relevância de uma página para aumentar a sua posição no rank de resultados de busca de uma ferramenta de pesquisa.

Portanto, primeiro é fundamental compreender que assim como o Google e o Bing, os marketplaces como o Mercado Livre e a Amazon, também são ferramentas de pesquisa, porém com foco em produtos. E como os outros buscadores, os marketplaces tem o objetivo de fornecer o melhor resultado para cada busca.

Então, assim como o Google e o Bing, os marketplaces Mercado Livre, Amazon, B2W, Via Varejo e afins possuem seus próprios critérios de rankeamento para considerar o que é relevante e decidir a ordem do posicionamento dos produtos em cada busca.

Quando se compreende esse conceito, ocorre normalmente uma confusão inicial sobre a diferença entre o SEO para ecommerce e o SEO para marketplace. Mas pode ficar calmo que eu te explico.

No primeiro caso, o SEO é externo, ou seja, o objetivo é posicionar as páginas de categorias e produtos do seu ecommerce em buscadores genéricos como o Google e Bing; e nesse cenário você irá competir com outras lojas online e com os próprios marketplaces.

No segundo caso, o SEO é interno, ou seja, os marketplaces já estão realizando todo o trabalho externo técnico para garantir o melhor posicionamento no Google e assim trazer tráfego para os produtos dos anunciantes, porém no SEO para marketplace sua preocupação é posicionar seus produtos nas buscas internas do de cada marketplace.

Executar com sucesso uma estratégia de SEO significa uma oportunidade de ouro para dominar as vendas na sua categoria.

 

A importância do SEO para marketplace

Os benefícios de focar em SEO nos marketplaces são incontáveis. Porém, você precisa ter em mente de que SEO é um investimento e por isso você deve ter visão de longo prazo. SEO demanda tempo, dinheiro e você só obterá retorno no longo prazo. Mas uma vez que você planeja uma estratégia que funciona, você obtém inúmeras vantagens competitivas e principalmente um retorno extremamente expressivo.  
Com o SEO para marketplace, você consegue:

  • Mais tráfego orgânico: estar nos primeiros lugares de um resultado de busca significa que muitos mais cliques e tráfego orgânico para os seus anúncios.
  • Maior taxa de conversão: em cada mecanismo de busca, há diversos doutores em matemática trabalhando para desenvolver um algoritmo que gere resultados certos para a busca certa, para a pessoa certa e na hora certa. Ou seja, estar em uma boa classificação significa muito mais chances de conversão do que quem está nas páginas posteriores.
  • Reputação e credibilidade: a reputação da sua conta é um dos principais fatores de rankeamento para um marketplace, portanto o SEO no marketplace começa na reputação e isso é um ciclo vicioso; uma boa reputação, melhora o SEO que aumenta seu tráfego e suas vendas; o que te dá a oportunidade de aumentar sua credibilidade no mercado, seu índice de recompra e consequentemente otimizar ainda mais a sua reputação.


SEO para Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e com certeza você está presente nele. Por isso, você já imaginou se você pudesse listar todos os seus produtos nos primeiros lugares dos resultados de busca do Mercado Livre? Isso seria incrível!

Por isso vou te ensinar abaixo como identificar os principais fatores de rankeamento para dominar os primeiros lugares das buscas no Mercado Livre.

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Os fatores de rankeamento de um buscador são segredos guardados a 7 chaves pelas empresas, por isso é impossível se afirmar com certeza quais os fatores de rankeamento de cada um. No entanto, pela nossa experiência, podemos especular que para o Mercado Livre, os principais fatores de SEO são:

  • Reputação

Como anda a sua reputação com seus compradores? A nova reputação do Mercado Livre afeta diretamente suas vendas e, consequentemente, o posicionamento dos seus anúncios.

Um dos pontos mais importantes para alcançar o sucesso nas vendas em marketplaces é a construção de uma boa reputação. É por meio dela que os seus possíveis compradores vão desenvolver mais confiança para finalizar uma compra, além de você obter maior visibilidade dentro do marketplace. Além disso, é por meio dela que o Mercado Livre consegue identificar o vendedor apto a promover a melhor experiência de compra para cada resultado de pesquisa.

A reputação é um termômetro de experiência de compra. O propósito do SEO em Marketplace é fornecer a melhor experiência.

Para começar, vamos entender o que a reputação:

O sistema de reputação reflete a trajetória dos usuários, permitindo diferenciar o comportamento de cada um como vendedor, como comprador e como usuário dos serviços da plataforma. O sistema se baseia nos dados relacionados a suas atividades no site e no que foi informado, por comentários e réplicas por outros membros da comunidade. A responsabilidade pelo conteúdo e teor desses comentários e réplicas é exclusiva dos autores das mesmas.”

Ou seja, a reputação é o lugar que você ocupa no ranking dos vendedores e é representada por cores que simbolizam que sua reputação pode ser Péssima, Ruim, Média, Boa ou Excelente:

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Essa mudança ocorreu pois, segundo o Mercado Livre, o sistema antigo de qualificação e reputação não refletia verdadeiramente a experiência de compra e venda. Com isso, um vendedor novo poderá moldar sua reputação realizando apenas 3 vendas. Já um vendedor com mais tempo de venda (mais de 60 vendas) que tem uma reputação ruim poderá melhorar a sua reputação de maneira mais rápida e ágil.

Os principais quesitos de avaliação são baseados nos últimos 3 meses de venda + o mês atual, ou seja, não inclui todo o seu histórico de vendas. Veja quais são:

  • Reclamações: o percentual de reclamações dos seus compradores deve ser inferior a 5% do total de vendas feitas pelo Mercado Livre. Portanto, priorize o bom atendimento.
  • Prazo de postagem: para um comprador, a entrega rápida é de extrema importância. A postagem dos seus pedidos deve ser feita em até 24 horas, caso você utilize o Mercado Envios.
  • Volume de vendas: é preciso realizar 3 ou mais vendas nos últimos 90 dias e estar com o termômetro na cor verde, garantindo a boa reputação.

Falaremos mais sobre esses quesitos logo abaixo.

Dentro da reputação do Mercado Livre, existe uma classificação para os vendedores de mais destaque, como forma de reconhecimento: o Mercado Líder. Isso traz uma imagem muito positiva aos vendedores e um suporte maior do Mercado Livre, além de proporcionar a eles maior exposição dos anúncios, ou seja, a visibilidade também aumenta. Quanto melhor você for nas suas vendas, seu reconhecimento vai aumentando, de Mercado Líder você passa para Mercado Líder Gold e depois Mercado Líder Platinum.

Pensou que era só isso? Ter um bom desempenho e performance pode te tornar uma loja oficial. Esse é o nível máximo que você pode conquistar, pois essa reputação te proporciona um maior destaque em páginas específicas, trazendo muito mais visibilidade para a sua marca.

Quer saber tudo sobre o novo sistema de reputação do Mercado Livre? Confira este post específico sobre a reputação do Mercado Livre.

  • Volume de Vendas

Um grande volume de vendas é um indicador de que você tem um bom produto e, consequentemente, o número de vendas do seu anúncio está diretamente relacionado à reputação e ao SEO para Mercado Livre.

Quanto mais vendas você fizer, maiores são as chances de ele conquistar um bom posicionamento, pois isso atinge diretamente a relevância do seus anúncios.

Além disso, para uma reputação positiva, é necessário que você realize 3 ou mais vendas no seu cadastro nos últimos 90 dias, com o termômetro na cor verde. Ou seja, suas vendas precisam ser qualificadas também.

  • Prazo e Tempo de Envio

O prazo e o tempo que você demora para enviar um produto também contribui para a formação da sua reputação. Afinal, a agilidade no envio é essencial para promover uma boa experiência para o consumidor.

Certifique-se de que a postagens de todos os pedidos estão sendo feitas em até 24 horas ao utilizar o Mercado Envios. E não se esqueça de que os atrasos podem exceder apenas 20% do total de vendas. Além disso, o Mercado Livre consegue comparar sua performance com a de outros vendedores. Então, se algum vendedor do mesmo segmento que você está performando melhor nesse quesito, ele pode rankear em uma posição superior que a sua. Por isso, fique atento.

  • Quantidade de Mediações

Quando há algum problema com algum comprador, como você age diante da situação? Reclamações podem sujar muito a sua imagem e também o posicionamento dos seus produtos. Lembre-se: o bom atendimento ao cliente é prioridade. Mantenha sempre uma conversa amigável, tirando todas as dúvidas e solucionando os possíveis problemas. Entenda mais sobre isso com essas dicas para aumentar as conversões.

O volume de perguntas recebidas e o tempo de respostas é um grande diferencial se você quiser rankear no topo. Ou seja, quanto mais perguntas e mais rápido você responder, melhor será a sua relevância.

  • Frete Grátis

O consumidor, quando está em busca de um produto, vê como grande incentivo maior para efetivar a compra quando há o frete grátis. Mas não há necessidade de você incluir o termo “Frete Grátis” direto no título, pois são apenas 75 caracteres que você tem que usar da melhor maneira possível e essa questão do frete grátis pode ser divulgada de outras formas nos seus anúncios, por exemplo:

Aquele comprador recorrente do Mercado Livre já tem o benefício de frete grátis para todas as compras, ou seja, independente se o vendedor optar ou não por informar isso no anúncio, dependendo da pontuação do comprador, ele já tem isso garantido pelo Mercado Livre.

Agora no caso do vendedor optar por Frete Grátis direto no anúncio, o próprio Mercado Livre já destaca os anúncios com um carrinho verde acompanhado do escrito “Frete grátis”

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  • Preço

No Mercado Livre, produtos são disputados e vendidos por vários vendedores, quem se destaca, geralmente, é quem oferece o menor preço. Mas não é só isso, como você já percebeu, a reputação e número de vendas influenciam muito esse quesito de relevância, ou seja, nem sempre o menor preço é aquele que vende mais. Portanto, nós recomendamos que você fique sempre atento aos seus concorrentes e quais são as táticas que eles utilizam em seus anúncios para serem destaque. Assim, você conseguirá agir de maneira eficiente.

  • Fulfillment

Você que trabalha com vendas online sabe quão trabalhoso é cuidar de toda a logística do seu negócio. Você precisa garantir que o pedido seja recebido, a nota fiscal emitida, além do produto ser embalado da maneira correta e que chegue dentro dos prazos até o comprador. O Fulfillment surgiu para suprir a necessidade de organizar tudo isso e fazer da maneira correta.

Fulfillment é uma palavra em inglês que significa cumprimento ou preenchimento. Ou seja, ele está relacionado a todo o processo que envolve os produtos. Além disso, ele está diretamente ligado com a satisfação dos clientes. Afinal, uma entrega bem feita pode ser o seu diferencial.

Pensando nisso, o Mercado Livre anunciou o início de suas operações de Fulfillment para os vendedores da plataforma. Ele é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, embalagem e entrega de produtos a partir de um centro de distribuição, oferecendo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.

Ao você se associar ao Fulfillment do Mercado Livre, você garante uma experiência de compra e venda muito melhor para os seus clientes, além de otimizar seu tempo, visto que não precisará se preocupar 100% com isso.

  • Índice de recompra

O que você faz para que fidelizar um comprador? Sempre que alguém comprar com você, ofereça algo a mais. Dê um brinde, coloque o produto em uma embalagem melhor ou caixas personalizadas. Além disso, realize um atendimento rápido, os consumidores são exigentes e demandam agilidade nos processos. Portanto, comunique-se com o cliente ativamente e não só de maneira receptiva, isso aumenta a recompra e a taxa de conversão.

  • Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo em uma estratégia de SEO para marketplace e também ecommerce. Portanto, não deixe de fazê-la. Ela é importante porque se você encontrar as palavras-chave certas para os seus produtos, você consegue torná-los relevantes, gerando, assim, um volume alto de tráfego orgânico.

É comum que as pessoas peguem palavras muito difíceis de rankear ou palavras que recebem pouco tráfego. Portanto, confira aqui como escolher as palavras-chave certas para o seu negócio.

Você sabe onde aplicar as palavras-chave? Nos marketplaces, a ideia é que o comprador encontre diferentes opções do mesmo produto e ganhe tempo na busca pelo que deseja. Portanto, o título é um dos principais destaques para você atrair compradores. Ele deve ser informativo e direto, ou seja, não é preciso ir até a página do produto para saber o que ele é. Utilize a palavra-chave logo no título, assim você consegue atrair o usuário para saber mais sobre o que você está oferecendo, chegando finalmente na descrição do produto.

Na descrição do produto, você pode escrever livremente sobre o que é e quais são os benefícios do seu produto. Quanto mais informações você der, maiores as chances de atrair compradores, favorecendo também a relevância do seu anúncio. Pense sobre o que o usuário gostaria de saber e liste todos os benefícios e recursos do seu produto. Para ter certeza de que você fez uma boa descrição do produto, confira este post que fizemos exclusivamente para a criação de descrições de produtos.

Dica: Faça testes de títulos e palavras-chave para ver quais performam melhor. Ou seja, crie anúncios dos mesmos produtos, mas com títulos e palavras-chave diferentes. Assim, você consegue ver quais geram maiores resultados.

  • Qualidade da Imagem

Assim como a descrição do produto, a qualidade da imagem diz muito sobre quem você é no Mercado Livre. Boas imagens geram mais credibilidade com os compradores. Afinal, o primeiro contato que eles terão com o seu produto será por meio da imagem que você escolheu.

Fique atento para colocar fotos com boa resolução, assim o cliente consegue ampliar, além disso se certifique das possibilidades de cores e tamanhos que seu produto possui. Todos esses aspectos geram credibilidade ;)

Dica: faça testes de fotos para ver qual performa melhor. Ou seja, crie 2 anúncios do mesmo produto com imagens diferentes e analise qual gera maiores resultados. Assim, você consegue aplicar o mesmo estilo de imagem para o restante dos seus anúncios.

  • Atributos dos Anúncios

O Mercado Livre tem criado campanhas para incentivar os vendedores a preencherem corretamente os atributos dos anúncios e esse é um dos fatores mais importantes de SEO para o Mercado Livre.

Toda categoria de produtos no Mercado Livre exige alguns atributos diferentes, por exemplo, caso você venda camisetas estampadas, é necessário indicar atributos de cor e estampa para que o comprador escolha o que realmente quer. Então, podemos notar que são atributos específicos para cada tipo de produto.

Se um vendedor não preenche esses atributos corretamente, pode gerar confusão nas vendas, fazendo com que a reputação caia e o cliente fique insatisfeito também.

  • Taxa de Conversão:

Após entender sobre palavras-chave, você deve se preocupar com as palavras mais buscadas para cada tipo de produto. Você sabia que é possível pesquisar palavras-chave dentro do próprio Mercado Livre? O Mercado Livre tem uma ferramenta chamada Tendência, onde você consegue descobrir quais são as buscas mais populares, filtrando por categorias.

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Aprenda o passo a passo para utilizar o Tendências com no nosso Guia Definitivo de SEO para Ecommerce.

Quando você utiliza a palavra-chave correta para o seu produto, você automaticamente fará parte dos “mais buscados” no Mercado Livre.

Além disso, todas os quesitos que pontuamos acima contribuem para você ter um aumento na taxa de conversão dentro no marketplace. Ou seja, tudo o que sugerimos são pontos fortes que contribuem para que você transmita maior segurança ao comprador, gerando maior credibilidade e confiança para sua empresa.

  • Avaliação pós-compra

As avaliações dos produtos ajudam outros compradores decidirem se irão comprar com você ou não. Ou seja, tanto as avaliações positivas quanto as negativas influenciam nessa tomada de decisão. Portanto, cabe a você zelar por essas avaliações, proporcionando para novos compradores comentários relevantes.

Ao prosseguir com tudo que falamos acima, você conseguirá uma boa avaliação pós-compra. Essa ação melhorará sua reputação e posicionamento dos seus produtos nas buscas feitas.

Para se tornar um excelente vendedor no Mercado Livre, basta seguir algumas dicas e nunca se esquecer de promover a melhor experiência de compra para o cliente, além de claro,  ter seus produtos sempre em estoque para evitar atrasos nas entregas.

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SEO em outros Marketplaces

Assim como o Mercado Livre, outros marketplaces, como por exemplo Amazon, B2W e ViaVarejo, também possuem algoritmos próprios para definir qual o resultado mais relevante para cada busca.

A verdade é que muito dos tópicos que abordamos acima também se aplicam para esses outros marketplaces. Então agora, imagino que você deve estar se perguntando: o que muda?

A diferença é a disputa pela Buy Box, que é a caixa em uma página de um produto, onde os clientes podem começar o processo de compra, adicionando itens ao seu carrinho de compras. A Buy Box lista os melhores vendedores anunciantes do produto, e esses produtos são agrupados a partir do cadastro do EAN junto ao produto no marketplace.

Ela tem como intuito oferecer as melhores opções para o consumidor comprar o que deseja, pois consegue listar, de maneira organizada, os produtos sugeridos, facilitando a compra e proporcionando uma experiência boa ao cliente. Além disso, auxilia o vendedor exibido a gerar mais conversões, pois possibilita dar maior visibilidade para seus produtos diante dos concorrentes.

Para você ser listado na Buy Box, os marketplaces adotam um sistema rigoroso para garantir que apenas os vendedores aptos a proporcionar a melhor experiência de compra para aquele tipo de produto sejam exibidos.

Abaixo você pode conhecer alguns dos principais critérios de seleção para a BuyBox dos maiores marketplaces do Brasil.

Amazon

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  • Ter uma conta de vendas profissional

Para vender na Amazon, o vendedor tem 2 opções de planos, o Profissional e o Individual.

O Profissional é muito mais completo do que o Individual, pois proporciona ao vendedor diversos benefícios para gerenciar e realizar melhores vendas, por exemplo gerenciar estoque utilizando arquivos, tabelas e relatórios.
Apenas os vendedores que possuem uma conta profissional tem a possibilidade ser elegível para a Buy Box.

  • Elegibilidade da Buy Box

Esse tópico é bem parecido com a reputação, pois engloba todo o processo de compra e experiência dos usuários com você. Seu status pode ser visto na Central de Vendas da Amazon.

  • Produtos novos

Seus produtos precisam ser novos. Itens usados não são aceitos na Buy Box Regular, mas podem ser vendidos separadamente com a especificação de “usado”.

  • Quantidade de produtos em estoque

Você precisa ter disponibilidade para vender determinados produtos em grande quantidade, ou seja, você precisa ter estoque. Caso contrário, outro vendedor será selecionado para ser exibido na Buy Box.

  • Pense no cliente

A maioria dos marketplaces prezam muito pela experiência de compra do usuário e a Amazon não seria diferente. Portanto, esteja em constante contato com seu cliente para que todo o processo de compra seja satisfatório para ele.

 

B2W (Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato)

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  • Preço

Seus produtos precisam ter preços acessíveis para aparecer na BuyBox, pois é lá que o comprador consegue comparar seu produto com o de outros vendedores.

  • Prazo de Entrega

O tempo de entrega contribui e muito para a BuyBox da B2W. Vendedores que possuem menor prazo de entrega são preferíveis para serem destaque.

  • Reputação

Como vimos no Mercado Livre, a reputação na B2W também afeta diretamente as vendas e classificação dos vendedores.

  • Estoque

Assim como foi pontuado acima sobre a BuyBox da Amazon, a quantidade de produtos em estoque sempre será um dos quesitos a observar. Ao ter produtos em estoque, você consegue garantir que eles chegarão até o cliente de forma mais ágil.

  • Frete

Se o seu frete for menor do que os demais vendedores do mesmo produto, você será destaque entre eles, pois é algo que os compradores comparam também.

 

Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio)

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  • Preço

Assim como na B2W, seus produtos também precisam ter bons preços para os compradores.

  • Prazo de Entrega

Vendedores que possuem prazo de entrega menor do que os demais também podem ser destaque na BuyBox da ViaVarejo.

  • Frete

O frete menor é um ponto para ser destaque na ViaVarejo. Proporcionar ao comprador mais e boas opções de frete são preferíveis também para a BuyBox.

 

Conclusão

A disputa pela Buy Box é um ciclo sem fim. Quando um anunciante apresenta melhor desempenho que a concorrência, seu anúncio é listado na Buy Box, conquistando a posição dos vendedores anteriores. O fruto desse ciclo é uma competição acirrada por excelência operacional e pela melhor estratégia de vendas.  

Portanto, além de zelar pela eficiência operacional do seu negócio, você precisa ficar atento com sua concorrência para garantir a execução de uma estratégia de vendas superior que te forneça destaque nos marketplaces onde atua.  

Por fim, temos uma novidade para compartilhar! Em novembro o Mercado Livre lançou a versão da beta da sua Buy Box e já é possível observar essa nova funcionalidade em alguns anúncios, ou seja, em breve podemos esperar por grande surpresas do MeLi. Mas esse é um assunto para aprofundarmos em outro momento.

Agora que você já sabe o que é SEO para marketplace, já pode aplicar as nossas dicas e trabalhar para conquistar os primeiros lugares dos maiores marketplaces do Brasil. Quer conquistar os primeiros lugares do Google também? Então não deixe de conferir a nossas dicas de seo para ecommerce e nosso guia de SEO para ecommerce e marketplace.

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Fernando Vitti

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