Com a era digital sempre trazendo novidades podemos nos aproximar muito dos nossos clientes. E com isso, conseguimos efetuar novas vendas, tornando nosso negócio um verdadeiro sucesso. Com clientes fidelizados e novos clientes chegando é preciso que tudo esteja bem estruturado para recebê-los da melhor maneira possível.

Além de ter um bom controle de estoque e ter bons anúncios, criar campanhas para manter os clientes faz parte da estratégia de vendas e marketing.

Sempre frisamos aqui sobre a importância de otimizar o tempo para conseguir de fato gerenciar todo o ecommerce, seja loja virtual ou marketplace, e é aqui que entra a importância de automatizar os disparos de e-mail marketing.

Por que Automatizar os E-mails Marketing?

A partir do uso de ferramentas e plataformas que auxiliar a otimizar o tempo, é possível criar uma experiência única com cada cliente. Tornando a comunicação e o relacionamento entre vocês muito mais direto e amigável.

Sabemos que existem mil e uma maneiras de você se comunicar com um cliente. Desde um contato via Whatsapp, publicações em blogs ou até mesmo nas mídias sociais. Mas a forma mais simples de interação e que realmente gera resultado é o e-mail marketing. Por esse motivo, ele tem um papel muito importante na sua estratégia de vendas. Você pode entender um pouco mais sobre isso com o artigo sobre e-mail marketing para cross-selling e upselling.

Ao utilizar e-mail marketing, é possível distribuir conteúdos relevantes para cada tipo de comprador através de um fluxo de nutrição. Tal fluxo tem como objetivo fazer com que os clientes ou possíveis clientes passem corretamente pelo funil de vendas. Desde a descoberta do produto até a decisão de compra.

Para conseguir enviar e-mails marketing em massa, mas com segmentações também, um dos primeiros passos para a criação de uma boa estratégia é escolher uma plataforma que te auxilie nisso.

Razões para Automatizar o Envio de E-mail Marketing

Como já falamos acima, uma das ferramentas mais poderosas de uma empresa é o e-mail marketing. Através de uma relação cuidada e bem construída, pode continuar a fazer chegar aos seus clientes mensagens de qualidade após efetuada a compra ou converter potenciais interessados em novos clientes.

Com plataformas e ferramentas, é possível criar listas de e-mail para diferentes públicos, analisar as principais métricas e criar campanhas de forma simples e rápida.

Vamos pontuar aqui algumas razões diretas para se usar e automatizar o envio de e-mail marketing:

  • Tratamento Individualizado: Ao dividir seus contatos em grupos segmentados, você consegue transmitir um tratamento individualizado com seus clientes. Mostrando somente o que é relevante para eles. Isso é super importante para fazer cross-selling. Por exemplo, um cliente comprou um celular e um dia depois você envia um e-mail falando sobre uma capinha para aquele modelo de celular. Mais específico impossível, não acha? Isso cativa os clientes e te proporciona um ótimo retorno financeiro.
  • Nutrição de Leads: Ao enviar e-mails marketing no momento certo, você consegue direcionar possíveis compradores a efetuarem a compra.
  • Fácil Gerenciamento de Contatos: Assim como falamos sobre tratamento individualizado, ao segmentar seus clientes em grupos, fica muito mais fácil enviar seus e-mails.
  • Otimização além da automação: Com uma plataforma de envio de e-mail marketing, você consegue padronizar seus e-mails, facilitando a criação dos mesmos. Ou seja, você além de automatizar esses envios, você consegue otimizar muito mais o seu tempo.

Por isso, hoje contaremos um pouco sobre a Becommerce e como ela pode contribuir para alavancar suas vendas.

A Becommerce é uma plataforma de gestão de vendas para ecommerce e marketplace. Com ela, é possível automatizar e centralizar todas as etapas do processo de venda e pós-venda, de diferentes canais de venda, sejam eles lojas virtuais ou marketplaces. Você deve estar se perguntando o que o e-mail marketing tem a ver com isso, certo?

A funcionalidade de Enviar E-mail Marketing da Becommerce é exclusiva para vendedores do Mercado Livre e automatiza todo o processo de criação e envio de e-mails marketing. Facilitando assim a maneira de divulgar os anúncios e entrar em contato com os clientes.

Vamos entender mais sobre essa funcionalidade?

E-mail Marketing

Essa funcionalidade é voltada para o aumento das vendas. Tem como objetivo enviar campanhas direcionadas para quem compra com você, criando maior interação e relacionamento.

Em um artigo anterior falamos sobre e-mail marketing para cross-selling e upselling. Isso quer dizer que você pode usar o e-mail para enviar promoções ou produtos complementares ao que ele já comprou anteriormente com você.

Ao ter todo o histórico, você consegue criar campanhas específicas para cada cliente, certo? Mas para você não ter que enviar do seu próprio e-mail, no horário mais favorável, existe a funcionalidade de Enviar E-mail Marketing. O objetivo dele é enviar campanhas direcionadas para quem compra com você, criando maior interação e relacionamento com o cliente.

Com esse objetivo, você consegue trazer o cliente para mais perto, fidelizando-o a sua marca. A partir do momento em que ele compra com você, pode receber promoções suas com produtos relacionados àquele que ele comprou. Perfeito, não? Assim, você consegue enviar oportunidades exclusivas de descontos, kits de produtos e até mesmo cupons promocionais.

Isso fará com que o cliente perceba que você se importa com o que ele compra e está sempre sugerindo complementos e melhorias para a compa inicial.

Com esta funcionalidade, você consegue segmentar seus contatos a fim de mantê-los sempre informados em relação à produtos que você sabe que eles provavelmente vão gostar de ter. Essa é a técnica de cross-selling. Saiba mais sobre ela clicando aqui. Fora isso, você pode escolher templates personalizados de acordo com a data que você quer abordar.

Além disso tudo, você consegue agendar o envio dos e-mails. Consequentemente, é possível configurar horários e dias que seus clientes possivelmente irão abrir o seu e-mail, ao invés de ignorar caso veja horas ou dias depois. Aumente suas vendas com esta funcionalidade!

Para você entender como utilizar essa funcionalidade, traremos aqui uma visão geral:

Você que vende no Mercado Livre, consegue selecionar o template que você deseja e editá-lo juntamente com o conteúdo que você pretende inserir, ou seja, consegue colocar sua logomarca, alterar no texto, nas cores e também inserir seus anúncios do marketplace.

Uma das vantagens da Becommerce é que ao finalizar as edições do e-mail é possível checar se o e-mail ficou muito poluído e quais são as possibilidades de ele cair na caixa de spam (lixo eletrônico). Ou seja, você pode estar sempre melhorando seus e-mails 😉

Você provavelmente já possui uma lista com e-mails. Portanto, é possível importar sua própria base de contatos via planilha. Para você obter um resultado ainda melhor, consegue importar já em grupos específicos para cada tipo de campanha. Ou seja, segmente seus clientes e depois só importe a planilha para a plataforma. Assim, já fica salvo cada segmentação feita por você. Facilitando o envio.

Feito isso, você consegue também agendar os envios. Analisando os melhores dias e horários para enviar os e-mails. E, consequentemente, obtendo maior resultado através dos disparos de e-mail.

Veja abaixo 2 exemplos de como fica disposto o layout do e-mail quando finalizado:

exemplo de template da becommerce, plataforma de envio de email marketing

Conclusão

Além da criação de um relacionamento mais sólido com o cliente, com o e-mail é possível automatizar boa parte do marketing e também das estratégias de venda.

Lembre-se: atualmente a tecnologia é tudo na vida de um empreendedor, independente do segmento.

Ao se apoiar em uma plataforma de envio de e-mail marketing, você otimiza o gerenciamento das suas vendas, mas ainda assim tem total controle sobre sua lista de contatos.

Ou seja, você consegue estruturar toda a comunicação que deseja ter e com quem deseja ter. Assim, direciona suas campanhas da melhor maneira possível.

Além disso, ao utilizar o e-mail marketing com uma plataforma de envios, sua taxa de conversão tem a possibilidade aumentar muito mais. Ou seja, você estará criando novas campanhas para já clientes, mas ainda assim teria um aumento na lucratividade, visto que esses clientes estarão fazendo a recompra.

Com bom tratamento e produtos de qualidade, você estará sempre fidelizando clientes e aumentando suas vendas.

Que tal começar a criar e-mails marketing e segmente seus clientes?

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