Os marketplaces são uma oportunidade ótima para quem quer ingressar nas vendas online. Eles são praticamente uma espécie de shopping online, onde vários vendedores conseguem expor seus produtos em um só lugar.

Em especial, nos marketplaces, você pode aproveitar o grande tráfego de usuários para fazer com que seus produtos apareçam para um grande público em um mercado com muitos concorrentes. Mas há muitas dúvidas sobre como ser um diferencial entre tantos concorrentes e ter sucesso vendendo online. Por isso, separamos 5 dicas básicas para ter sucesso vendendo em marketplaces!

1. Pense nos Produtos que Pretende Vender  

Para vender em um marketplace ou até mesmo loja virtual própria, você precisa ter uma estratégia bem definida sobre quais produtos você deseja vender. Produtos estes que poderão se destacar nos anúncios dentro dos marketplaces. Por isso, pense nos produtos que são um diferencial no seu negócio, que se destacam entre seus concorrentes, por exemplo. Você sairá em vantagem nisso se vender produtos exclusivos ou então se criar anúncios de kits ou oferecer brindes em determinadas compras.

Para você se planejar melhor, pesquise as categorias pouco exploradas nos marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo. Essas categorias podem te trazer um bom retorno se forem algo que seu público-alvo está procurando. Ou então, veja as categorias mais exploradas. Mesmo que haja muitos concorrentes, pode ser que tenha muita busca também e seu negócio pode suprir essa necessidade de muitos compradores.

Ou seja, esteja em constante pesquisa sobre o que você pretende vender antes de iniciar qualquer coisa.

2. Escolha Boas Imagens e Descrições

Dentro dos marketplaces, você estará dando maior visibilidade à sua marca e para que você seja destaque entre os demais, você precisa investir na construção de bons anúncios. Isto inclui: imagens exclusivas e descrição de produtos detalhadas.

Não tenha pressa ao preparar um bom anúncio. Dedique seu tempo, principalmente no início do seu negócio, para encontrar ou até mesmo tirar boas fotos dos produtos e mostrando na descrição do anúncio como aquele produto pode suprir as necessidades dos clientes e solucionar os problemas deles. Aprenda a criar descrições de produtos que vendem com este artigo aqui. Lembre-se de ser convincente e atrair o cliente para mais perto da sua marca.

3. Analise seus Preços e a Concorrência

Os compradores estão em busca de bons produtos, mas também de bons preços. Por isso, não se esqueça de ficar de olho nos preços dos seus concorrentes. Além disso, não deixe de analisar sua lucratividade e seus gastos para adquirir, manter e enviar o produto antes de definir seu preço real. Para isso, você pode aprender um pouco mais sobre markup com este artigo.

Existem plataformas de gestão de vendas que te auxiliar a precificar em massa seus produtos, além de acompanhar os preços dos seus concorrentes para que você veja se sua estratégia de precificação é boa ou se precisa de ajustes.

4. Trate bem o Cliente

Dentro dos marketplaces, seu contato com o cliente é pouco. Mas não se limite a isso. Esteja disposto a responder dúvidas e perguntas deixadas no marketplace antes da compra. Além disso, você pode oferecer brindes, descontos ou simplesmente um bilhete acompanhando o produto escolhido por ele. Qualquer forma de contato e carinho transmitido por você pode ser um diferencial para que ele se fidelize à sua marca.

Além dessas formas de contato inicial, fique atento aos prazos de entrega, qualidade dos produtos e, claro, um pós-venda satisfatório. Mostre interesse em saber como foi a experiência do cliente ao receber o produto, se ele gostou, se supriu suas necessidades. Quer superar as expectativas dos clientes e vender mais? Confira como neste artigo aqui.

Todos estes pontos acima interferem diretamente na reputação da sua marca dentro dos marketplaces. E este é um quesito muito importante para a decisão de compra de um cliente. Portanto, aja com cuidado e proporcione uma ótima experiência de compra.

5. Utilize uma Plataforma de Gestão

Com o aumento das vendas, uma plataforma de gestão pode ser a solução para você otimizar seu tempo e conseguir se dedicar mais em outros aspectos do seu negócio. Assim, você conseguirá integrar todos os seus canais de vendas em um único lugar e facilitar o gerenciamento de pedidos e estoque, por exemplo.

Além disso, você conseguirá acompanhar o desempenho do seu negócio com relatório exclusivos para que você tenha mais consistência ao tomar alguma decisão importante.

Conclusão

Vender em marketplaces, como o Mercado Livre, é uma ótima opção para quem quer começar do zero no mundo online. E se você quer ter sucesso e se estabelecer como um bom vendedor nos marketplaces, basta seguir essas dicas básicas e ir aperfeiçoando sempre que você conseguir mais clientes e aumentar suas vendas. Sabemos que o custo de investimento nos marketplaces é baixo e compensa. Isto porque a exposição que você terá lá é alta e as chances de se destacar entre os demais também é. Basta ter uma boa estratégia de vendas definida. Confira este podcast com um vendedor de sucesso do Mercado Livre e passe a aprender na prática!

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